terça-feira, novembro 27, 2007

África ajuda Portugal

"O índice de desenvolvimento humano de Portugal desceu entre 2000 e 2005, o que acontece pela primeira vez nos intervalos quinquenais desde 1975. Portugal foi mesmo o único país da União Europeia e do conjunto da Europa onde esta tendência se registou nesse período.
Entre os 13 países que acompanharam Portugal nesta tendência estão sobretudo Estados africanos, como a África do Sul, o Zimbabwe e outros da região, ou ainda o Gana, o Quénia, o Togo e o Chade. Mas há também países como o Belize e a Papua-Nova Guiné. Estão sobretudo no grupo dos classificados como tendo desenvolvimento humano intermédio."

Fonte: Público

Devo ficar contente por saber que o desenvolvimento humano em Portugal só é comparável com o dos Estados africanos? Até no ranking de doentes com SIDA só somos comparáveis a África. Ora, existe algo que consegue desequilibrar o prato da balança: o crescimento económico, algo que até os africanos têm e nós não.
Dá que pensar nos últimos 33 anos da nossa história, não dá? O 25 de Abril de 1974 foi um momento bonito, que teve uma pombinha a voar e um menino a segurar uma espingarda com um cravo. Imagem mais ternurenta, não há. Pena é que de bom só tenha mesmo tido estas imagens. Tínhamos uma ditadura descoberta no passado e agora temos uma ditadura oculta com todos os condimentos de uma ditadura como deve ser: atraso económico, social, cultural e político. Afinal, para que é que serviu o 25 de Abril?

2 comentários:

Pedro Sá disse...

Ui. Igualzinho ao discurso do BE.

Ghostinhas disse...

Bom... Podes escrever o que acabaste de escrever neste post, não podes ? Não te faças de parvito, migo, que não te fica bem :)