sexta-feira, novembro 30, 2007

Os jornais desportivos e a falta de noção do ridículo

Não compro um jornal desportivo há anos. Os motivos são vários, mas destaco dois: o profissionalismo jornalístico é digno de amadores (parece contrasenso, mas não é) e hoje em dia já posso ler o que quero pela internet. Acho que a última vez que dei dinheiro por um jornal desportivo, ainda estava o escudo em circulação. Hoje deve andar à volta de 1 euro e pouco o valor de um diário desportivo. Deixem-me dizer que é 1 euro e tal que estes jornais não merecem tal o ridículo a que às vezes chegam.
Vejam a edição de hoje do jornal "O Jogo". De acordo com este jornal, um jogador do Benfica e outro do Porto "já jogam o clássico (de sábado) ao telemóvel". Inserem uma fotografia dos dois jogadores e um desenho de um telemóvel e acrescentam como texto que o jogador do Benfica diz que é o seu clube que vai ganhar os três pontos e que o do Porto diz que será o seu. Pergunto: alguém está à espera que o jogador do Benfica diga que vai dar empate ou que será o Porto a conquistar a vitória por achar que está muito forte? Alguém espera que o jogador do Porto diga "o Benfica tem estado melhor e acho que vamos perder"? Isso sim daria uma bela capa de jornal! Ou o jogador do Benfica a dizer "tenham calma e não apertem muito connosco para não nos envergonharem". Aqui está outra belíssima capa! Agora, o conteúdo que o jornal apresenta não vale nada! Já agora, quantos pontos é que dá jogar um derby ao telemóvel? É que se der um ponto que seja vamos já ter 6 milhões a inundar o telemóvel do jogador do Porto!
Por fim temos os títulos dos jornais pós-competições europeias. É outra coisa que faço questão de ver pela net. O facto do Benfica ter empatado com o Milan valeu-lhe a eliminação da Liga dos Campeões, mas nem por isso se desvalorizou este empate, tendo aparecido o título: "o campeão europeu tremeu". Ok, tremeu mas não caiu! "Grande exibição do Benfica diante do Milan". Fizeram o jogo da vida deles mas... quantos pontos é que dá essa exibição? Deu um e porque tiveram que empatar o jogo, senão não tinha valido nenhum. Ontem foi a vez do Braga com o Bayern. Empate a um e os títulos dos jornais são "olhos nos olhos com os gigantes" e "Sp. Braga assusta Bayern". Ora, assustou, agitou, tremeu, balançou, mas não ganhou! Quantos pontos é que se ganha por se assustar alguém? Pelos vistos os mesmos que se recebem por se ser assustado. Deu um para cada um. O Sporting perdeu com o Manchester United, mas destaca-se a exibição de luxo do clube em Old Trafford, onde disseram "Sporting à beira do sonho ganha esperança para o futuro". Ok, esteve à beira do sonho, mas acordou e perdeu. Esperança para o futuro? Sim, a continuar a jogar bem e a perder jogos assim continua sem ganhar ponto algum.
Os jornais desportivos adoram viver de vitórias morais e adoram ainda mais iludir o público com elas. Um pouco por todo o lado se ouve "viste o jogão que o Benfica fez ontem?" e mesmo que eu não conheça a pessoa dá vontade de responder "vi, e jogou tão bem que fomos eliminados". Quero lá saber das vitórias morais. Tal como escrevi aqui há cerca de dois meses, quero é vitórias com golos, pontos e dinheiro. As morais podemos deixar para os tais que tremem, se assustam, etc.

Sem comentários: