quinta-feira, novembro 15, 2007

Hugo Chávez

Vamos abstrair-nos da pessoa em si e vamos concentrar-nos no cargo que exerce, independentemente da forma como o exerce. O Presidente Venezuelano participou numa cimeira com a presença de países latinos-americanos e um europeu. O Presidente Venezuelano criticou o ex-Primeiro-Ministro Espanhol, apelidando-o de ser fascista. O Primeiro-Ministro Espanhol respondeu de forma cordial às críticas do Presidente Venezuelano. O Presidente Venezuelano interrompe o interveniente, algo normal em debates, e o Rei de Espanha manda-o calar, abandonando a sala em seguida. Pergunto: isto é correcto? Não constitui uma falta de respeito para com o povo Venezuelano? Terem mandado o mais alto representante de um país calar-se não é uma tremenda falta de respeito? Não existem outras formas de atingir o mesmo fim?
Coloco o problema de outra forma: Gordon Brown participa numa cimeira com a presença de vários países. Quando lhe é dada a palavra, Brown critica veemente o regime instaurado na Birmânia, apelidando-os de ditadores e repressores do povo. Quando é dada a palavra ao representante da Birmânia e este tenta justificar a forma de Governo do país, Brown interrompe-o. Robert Mugabe surge a meio e pergunta a Brown em tom agressivo "Why don't you shut up?".
Se forem sinceros, e se tudo se tivesse passado conforme descrito neste último parágrafo, todos achariam mal que Mugabe tivesse tido tal atitude, e já estavam a estudar-se formas de punir o Zimbábue com a União Europeia a aplaudir. Se em vez de Gordon Brown tivesse sido com Rice ou Bush, estava em vista uma ofensiva militar com o intuito de "libertar o povo do Zimbábue". Como foi com Chávez que tudo se passou, já acham correcto e acham muito bem que o tivessem mandado calar. Ofensa ao povo Venezuelano? Naaaaa!
Repito que achei que a afronta feita pelo Rei de Espanha a Hugo Chávez é uma vergonha e que a Venezuela tem todo o direito de se sentir indignada e ofendida.

3 comentários:

Pedro Sá disse...

1. Zapatero estava a ser constantemente interrompido por Chávez.

2. Mas desde quando é que Chávez merece qualquer tipo de respeito ? Um idiota daqueles não merece respeito nenhum.

ATG disse...

Sá,

se eu não respeitasse todos os idiotas que por aí andam, acho que só meia dúzia se safava e seria digna de respeito.

Como tal, a idiotice e a estupidez não são critérios válidos para se respeitar, ou não, alguém.

Pedro Sá disse...

Precisamente por ser extremamente idiota.