quinta-feira, novembro 08, 2007

Portugueses falham na higiene

O Correio da Manhã dava-nos ontem conta de um estudo internacional realizado pela Hygiene Council, que revela que 25% dos portugueses não lava as mãos quando vai à casa-de-banho, antes das refeições, ou quando contacta com animais. 45% não lava as mãos quando espirra ou tosse. Não lavar as mãos torna-se grave quando tal aumenta em 59% as possibilidades de infecções.
Ora, este ranking ainda não lideramos, até porque alemães e ingleses conseguem ser menos higiénicos do que nós. Porém, esta sondagem só foi realizada em onze países, o que me leva a ficar relativamente descansado.
Para que este estudo seja levado a sério não basta que uma larga quantidade de portugueses não lave as mãos. É preciso que o Governo encomende um estudo a ser realizado na Europa dos 27, que posteriormente seja realizado um estudo que confirme o estudo e só se estivermos no top 3 começam a encher-nos a televisão com campanhas para lavar as mãos.
Até lá, Portugal pode respirar de alívio, até porque este estudo não incide em coisas como tomar banho diariamente, passar o desodorizante, lavar os dentes três vezes ao dia, ou limpar a cera dos ouvidos. Aí sim, dispararíamos no ranking. E vou fingir que não me lembrei das unhas, em especial a do dedo mindinho.

3 comentários:

Luís Rocha disse...

Higiene mental, precisa-se.

Pinokio disse...

concordo com o luis rocha, precisa-se de higiene mental mas para mais de metade do país !!!

Quanto a estes estudos tem tanta credibilidade que eu nem sei.

Ghostinhas disse...

Mas em compensação, cada vez mais mulheres portuguesas andam "rapadinhas" , né ale? :p