quarta-feira, novembro 07, 2007

Tiroteio em Helsínquia: os malefícios dos Estados liberais

É por estas e por outras que desconfio de cada vez que me dizem que os "modelos nórdicos" são exemplos a seguir. Atribuir licenças de uso e porte de arma a jovens de 18 anos, só mesmo nos países nórdicos e nos EUA, ainda que por motivos diferentes. Na Escandinávia é pelo facto de serem Estados mais liberais quando comparados com o Sul da Europa, enquanto que nos EUA é por irresponsabilidade, estupidez, entre tantas outras coisas.
Já alguém pensou como seria se seguíssemos o mesmo exemplo da Finlândia e atribuíssemos licenças de uso e porte de arma a jovens que ainda nem as fraldas largaram (desculpem-me os adolescentes mais maduros)? Se o tiroteio de hoje foi um caso pontual, em Portugal aproximar-nos-ia um pouco mais da cultura sul americana.
Ok, é possível adquirir armas em Portugal com relativa facilidade. Felizmente, ainda não é possível adquirir licenças de uso e porte de arma com essa mesma facilidade e, quer queiramos, quer não, isso ainda consegue fazer toda a diferença e colocar-nos um pouco distantes da América Latina.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Hmm eu não conheço as leis desses países sobre armas, tu conheces, por acaso ?

É que se bem conheço esses países as leis devem ser bem mais restritivas que cá.