terça-feira, junho 30, 2009

Da "verdade" à mentira descarada!

Em entrevista publicada na edição de hoje do jornal i, Henrique Granadeiro afirma que "ainda está na memória de toda a gente a venda pelo Estado à PT da rede fixa como forma de conter o défice público nos limites impostos por Bruxelas, sendo Manuela Ferreira Leite ministra das Finanças".

No entanto, a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, veio contrariar hoje o presidente do conselho de administração da PT, Henrique Granadeiro, dizendo que a venda da rede fixa foi decidida pelo Governo socialista de António Guterres, nos seguintes termos: "Isso não é verdade, pela simples razão de que o negócio da venda da rede fixa estava feito pelo PS quando cheguei ao Ministério das Finanças, a decisão dessa matéria não foi minha, foi do governo socialista, do engenheiro Guterres".

Ora, para quem tem como lema a verdade, isto só pode ser uma brincadeira de mau gosto dado que o negócio em causa - que a Dr.ª Manuela Ferreira Leite afirma ter sido feito e fechado pelo PS - foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 147/2002, de 26 de Dezembro.

Mais engraçado ainda é ver que os poderes para outorgar, em nome do Governo, o contrato de compra e venda da rede básica de telecomunicações e da rede de telex foi delegado na Ministra das Finanças da altura...a Dr.ª Manuela Ferreira Leite.

Para além do mais, refira-se que a desafectação da rede básica do domínio público por parte do Estado, que deu origem a este negócio, foi regulada pela Lei n.º 29/2002, de 6 de Dezembro, aprovado por quem? Pelo governo de Durão Barroso.
The plot thickens.
Será que a Dr.ª Ferreira Leite fez parte do Governo de António Guterres enquanto eu estava a fazer uma bucha?

Não. A decisão foi mesmo dela dado que em Outubro de 2002, na Assembleia da República, durante a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2003, num momento em que estava em debate com os deputados socialistas Joel Hasse Ferreira e João Cravinho, Manuela Ferreira Leite disse o seguinte sobre a então possível venda da rede fixa à PT: "Não o faremos sob pressão, repito, não o faremos sob pressão. Se o preço não for compatível com a avaliação, não o venderemos".

Truth is overrated. Right Manuela?

Sem comentários: