segunda-feira, setembro 24, 2007

Que moral tem ele para pegar nestas questões?

"Portugal irá aumentar as emissões de gases com efeitos de estufa em 42,2% no ano 2012, o que o torna no estado-membro da União Europeia mais poluente neste domínio, revela hoje um relatório da Comissão Europeia."

Fonte: MundoPT


"O presidente em exercício da União Europeia (UE), José Sócrates, vai hoje vincar que um futuro acordo (pós 2012) na luta contra o aquecimento global tem que ser baseado em objectivos quantificados e de cumprimento obrigatório.
«A UE quer começar a desenhar já um quadro para um acordo global pós-Quioto em 2012. Se houver uma contribuição de outros países, a UE está disponível para reduzir as emissões de dióxido carbono em 30 por cento até 2020», frisou Sócrates."

Fonte: Diário Digital

Parece-me muito simples tudo o que se passa aqui. Sócrates pede que a UE contribua, quando Portugal é, e vai continuar a ser, o Estado-Membro mais poluente da União Europeia. Pergunto: que moral tem Sócrates para exigir aos restantes 26, aquilo que o seu país não cumpre? Como pode Sócrates querer arrumar esta casa à qual preside até final do ano, quando nem o seu "quarto" consegue manter arrumado? Ainda por cima acresce o facto de José Sócrates já ter sido Ministro há 12 anos, sendo que chegou a ser Ministro do Ambiente. O que fez ele nessa área? Desconhece-se.
Repito: como pode Sócrates querer exigir que os outros cumpram algo que Portugal não cumpre?

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Não estou a ver país europeu nenhum a aumentar 42,2% as emissões neste espaço de tempo.

Mas vamos supor que terias razão. Só terias que te queixar de como funciona a UE.