domingo, setembro 23, 2007

Mourinho: porque poderá não ser a melhor opção para a Selecção?

Para não "enjoar" o assunto, prometo ser curto e grosso no que toca a José Mourinho. Subitamente, juntou-se um valente grupo de portugueses a pedirem José Mourinho na Selecção. Mas, será que isso seria positivo?
Em primeiro lugar, não nos podemos esquecer de como é que Mourinho gera bons resultados. Mourinho precisa de passar algum tempo com os jogadores, de modo a prepará-los mentalmente para que se tornem verdadeiras "máquinas" de jogar futebol e para lhes gerar sede de vitórias e títulos, algo que não têm agora. Não se iludam, pois não vai ser em três dias que os jogadores vão jogar contra a Arménia e o Kuwait como se fosse uma Itália ou um Brasil. Nas selecções sabemos que não se está com os jogadores da mesma forma como se está com eles nos clubes e, repito, não é em três ou quatro dias que eles vão assimilar os esquemas de jogo de Mourinho. Temos dois exemplos em como Mourinho precisa de tempo para colocar as suas equipas a jogar à Mourinho: Benfica e Porto. Na sua estreia como treinador, Mourinho só começou a convencer ao fim de pouco mais de dois meses e, curiosamente, acabou despedido por ter pedido controlo total sobre o futebol e uma renovação de contrato. No Porto, quando Mourinho chegou, vinha de uma temporada brilhante na União de Leiria. Se se recordarem, na ponta final do campeonato, quando Mourinho pegou no Porto, só na última jornada garantiu a ida... à Taça UEFA, competição que, curiosamente, ganharia no ano seguinte.
Resumindo, é preciso tempo para assimilar Mourinho e neste momento parece-me positivo deixar ficar Scolari até ao fim. Porém, no projecto Mundial'2010 a história é outra, ainda que se mantenham os problemas com o tempo para estar com os jogadores.
Em segundo lugar, não me esqueço do nome Mourinho envolvido no apito dourado e noutras tantas histórias relacionadas com jogadores e Pinto da Costa. Mourinho na Selecção será positivo? Não será voltar aos tempos de Artur Jorge, António Oliveira, e companhia, em que Pinto da Costa fazia a Selecção? Goste-se ou não de Scolari, e eu deixei de gostar já há um bom tempo, a verdade é que com Scolari não há a "panelinha" que durante décadas funcionou na Federação, dado Portugal ter um Presidente de Federação sem "tomates" para pôr os dirigentes na linha, e os treinadores portugueses cediam às pressões dos clubes. Apesar de Scolari ter passado os limites, nisto tenho que lhe dar o mérito: não cede a pressões! E esta qualidade de Scolari dificilmente conseguiremos ter em qualquer outro seleccionador.
Sou favorável à saída de Scolari mas... não sei até que ponto Mourinho significará algo de verdadeiramente positivo. Trazer José Mourinho poderá significar mesmo o regresso aos problemas do passado e isso seria um grande passo atrás no desenvolvimento do futebol em Portugal.

Sem comentários: