terça-feira, setembro 18, 2007

Vox Pop Vox Dei?

A pergunta do dia do jornal Metro, é: "O que pensa da libertação de presos preventivos no âmbito das alterações ao Código do Processo Penal?". Pasmem-se com as respostas:
Ricardo Valadares, aconselhante financeiro, 31 anos - "É uma medida negativa. A dúvida razoável quanto à culpa não é razão que justifique."
Filipe Costa, estudante, 22 - "Acho que pode ser uma medida positiva, porque a prisão preventiva vai adiando a justiça."

Desculpem, mas é caso para dizer: FO*A-SE!!!! Será que estes tipos sabem sequer o que é a prisão preventiva ou o que é que mudou no Código de Processo Penal?!?!
Vamos dissecar estas manifestações populares:
Ricardo Valadares - alguém conseguiu perceber o que é que este indivíduo quis dizer? Se for na sua profissão como é a expressar opiniões sobre coisas que ele nem faz a mínima ideia do que são, ou tem clientes que assinam folhas em branco, ou então passa fome. Um tipo que aos 31 anos se expressa desta forma, dá que pensar...
Filipe Costa - um estudante de 22 anos dizer aquilo que ele disse, é grave! "A prisão preventiva vai adiando a justiça"... qual é o comentário que se segue, desta mente brilhante?: "O cumprimento de uma pena de prisão vai adiando a reintegração do indivíduo na sociedade. Como tal, acabemos com as penas de prisão, ou encurtemo-las". Um tipo com 15 anos, aspirações de se filiar no Bloco de Esquerda, ou noutro qualquer, cujo mundo de sonho se assemelha a uma anarquia, compreendo. Isto dito por um bandido, também compreendo. Mas um indivíduo de 22 anos, que pela fotografia até parecia um tipo "normal" (o normal é subjectivo), e que é estudante (possivelmente do ensino superior), ao dizer uma coisa destas só me pode deixar chocado. Espero que não seja estudante de Direito, caso contrário, "façam-lhe já a cama", sff!

Pergunto: Vox Pop Vox Dei?

2 comentários:

Titá disse...

ehehehe isso é que é indignação!!!

Vá lá paciência, se até nós andamos ainda meio aparlemados para tentar decifrar o novo código...imagina quem nem sequer é da área....
Eu, pessoalmente ainda estou na fase do incrédula...como quem espera que amanhã alguém chegue e diga...na, na não é bem assim....eheheh

Pedro Sá disse...

Antes de mais: nada me garante que isto não tenha sido simplificação até às últimas do jornalista. Aliás, considerando o primeiro caso é o mais provável.

Quanto ao resto, se de facto ele disse aquilo, o gajo é um perfeito idiota. Principalmente por causa da tal primeira frase que "a prisão preventiva adia a justiça", que é absolutamente ridícula. O resto enfim, trata-se apenas de um anjinho que ainda acredita na função reintegradora das penas...