sexta-feira, setembro 21, 2007

O valor da vitória moral

"O Paços de Ferreira estreou-se com derrota (0-1) diante dos holandeses do AZ Alkmaar. Ainda assim, restou a boa prestação da equipa de José Mota e os adeptos, no final, aplaudiram a equipa."

"O Sp. Braga perdeu esta quinta-feira em casa do Hammarby por 2-1 na primeira mão da eliminatória inaugural da Taça UEFA. Este foi um jogo em que a superioridade dos portugueses foi notória, mas em que a pontaria dos suecos foi mais certeira."

"A U. Leiria saiu derrotada da visita a Leverkusen diante do Bayer (1-3), em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, mas deixou a sensação que podia ter regressado a casa com um resultado mais acessível."

"O Belenenses realizou um bom jogo no campo do colosso Bayern de Munique e apenas perdeu por 1-0, golo de Luca Toni"

"Vieira defendeu que "os jogadores correram e suaram bastante nos 90 minutos" e que foi um "resultado digno", um dia após a 70.ª derrota em provas continentais (1-2, em visita ao AC Milão, na primeira ronda do Grupo D da Liga dos Campeões)".

"Não foi a estreia que se esperava a do FC Porto na primeira jornada da fase de Grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Jesualdo Ferreira teve sempre o controlo do jogo em seu poder, dominou mais, mas não foi além de um empate, em sua casa, diante do Liverpool, o que não lhe é conveniente."

"O Sporting fez uma grande exibição e demonstrou que se pode bater com qualquer equipa. Seja o Manchester United ou outra de classe mundial. O Sporting caiu em Alvalade com uma cabeçada de Cristiano Ronaldo, no golo mais silencioso da noite europeia."

Como vêem, é esta a triste sina portuguesa: "temos tudo", "fazemos grandes jogos", "temos potencial", "jogamos contra qualquer um", "confiança para o futuro", mas... perdemos! Pergunto: de que é que vale fazer exibições fantásticas e "andar lá perto", ou "mostrar que temos equipa", se os objectivos traçados não são atingidos?! Andamos ali a entreter os outros? Andamos ali a dar valor aos resultados dos outros? Não sei se já viram mas as manchetes dos jornais "dos outros" é qualquer coisa como "vitória heróica ante adversário difícil", "excelente resultado diante de equipa que dominou todo o tempo", etc. Quem segue em frente? Os outros...
Muito honestamente, se querem que vos diga, o valor da vitória moral é... ZERO! Não dá pontos, não dá dinheiro, não dá para atingir os objectivos, e nem sequer dá para continuar a fazer bons jogos, porque os jogadores acabam por se desmotivar. Logo, o valor da vitória moral é mesmo zero!
E este exemplo do futebol aplica-se a outros campos da vida do português: tem tudo para vencer, faz tudo certo mas... resultados nem vê-los.
É este o triste fado português!

Sem comentários: