quarta-feira, setembro 26, 2007

Não se iludam

Depois de ver, um pouco por todo o lado, manifestações de culto ao Governo e ao PS, decidi chamar à colação um assunto cuja ilusão durou alguns instantes na minha cabeça, mas em muita gente continua subsistir.
Aquela notícia infernal do Diário Económico do passado dia 20, parece acabada de sair do Correio da Manhã ou do 24 Horas que, na ânsia de vender milhares exemplares para ser o líder de vendas em Portugal, decidiu lançar uma notícia cujo conteúdo deixa muito a desejar. O objectivo parece ter sido atingido, pois ninguém pára de falar noutra coisa senão na dita notícia. Por todo o lado oiço (e leio) que os exames da Ordem dos Advogados vão acabar, que nunca mais ninguém estará sujeito aos exames, e chegam ao ponto de dizer que mal se saia da Faculdade será possível a inscrição directa como Advogado na OA, tendo acesso à "vermelhinha", sem passar pelo estágio.
Primeiro, tenho que dizer que estranhei as coisas mudarem assim de repente, e sem motivo aparente. Porque será que o PS decidiria mudar a actual legislação? Estaria finalmente a pensar fazer algo de jeito? Porém, deixei-me arrastar pelas ondas de ilusão que andaram aí pela comunicação social e blogoesfera.
Alguns instantes após ler a notícia e após passar parte da cegueira, li a notícia do Diário Económico até ao fim, sem parar na parte que interessava quer a mim quer ao jornal, e vi as declarações de Vitalino Canas: "Há interesse em uniformizar, mas não é dramático haver regimes diferentes", e ainda a possibilidade de "alterar a lei". Pensei de imediato na Lei do Tabaco, nas suas promessas iniciais e na concretização contrária do "muito dificilmente alteraremos a lei". Enchi-me de reservas, mas a esperança continuava.
Por fim, já refeito da emoção inicial, mas ainda com um brilho nos olhos, deram-me a opinião do autor do projecto, Vital Moreira, e acabaram-se as esperanças. Eu, que nem gosto de visitar blogues que têm como redactores pessoas que se acham boas demais para o resto do mundo, chegando ao ponto de não permitir que os leitores comentem os seus posts, vi-me forçado a ir ao dito blogue e ver o que é que o legislador realmente pretendia. Foi aí que acabou a réstia de esperança que havia em mim.
Observando com atenção, vamos concluir que a Ordem dos Advogados vai continuar como sempre. Os lóbis continuam a ser protegidos pelo PS, pelo que não posso congratular o Governo pelo quer que seja. Pelo contrário! Mais uma vez o Governo deu provas daquilo que vale: nada! Nada vezes nada! Um zero à esquerda! Trinta zeros à esquerda! Muitos zeros a partir da primeira casa decimal!
Acreditem que eu e muitos que não são militantes ou seguidores do Partido Socialista, davam os tudo para podermos fazer um post de congratulação e elogio ao Governo mas, infelizmente, não há motivos para isso. Apesar de tudo isto, permitam-me dizer que a culpa não morre solteira, pois a lei foi aprovada por unanimidade. Isto só prova uma coisa: os partidos políticos são todos iguais. Onde vêem dinheiro e interesses, deixam de ver a efectiva necessidade de mudança ou de tomar medidas menos populares. No entanto, a maior fatia da culpa recai sobre quem está no poder e podia tornar as coisas diferentes, até porque tem maioria para isso.
Não obstante tudo isto, acho curioso o exemplo que Vital Moreira dá para a aplicação da nova lei sobre as ordens profissionais: a Ordem dos Engenheiros. E, perante isto, basta-me pensar em José Sócrates e nas suas habilitações (?) para dizer: "I rest my case".

2 comentários:

Pinokio disse...

Já tinha lido algo noutro blog e simplesmente é como o processo de Bolonha foi inserido. Uma espécie de mudança que no fundo simplesmente é o mesmo. Apenas se muda o nome porque a essência é toda a mesma.

Usando as palavras de um militante do ps retiradas doutro blog
"Estuda-se Direito durante 5 anos e efectua-se um estágio prático de 3 anos num escritório de advogados.

Qantos exames fizemos nós durante esse tempo? E quantas vezes fomos postos à prova?

Centenas de vezes. E entretanto vem um senhor farto dizer que, para eu poder ser advogado, ainda tenho que prestar provas!"

Como já disse anteriormente, por mim as ordens deviam acabar.

Pedro Sá disse...

Lamento, mas tu é que andaste desatento. Porque o que está em causa é proibir os exames de acesso às ordens, e não os exames intermédios ou finais de estágios. Infelizmente, não está em causa (nem estará pelo menos nos próximos 20 anos) acabar com as ordens, ponto final.