quinta-feira, agosto 20, 2009

Manuela Ferreira Leite na RTP: Política de Coerência

Acabei de ver na RTP uma entrevista da Judite de Sousa a uma senhora que vestia um fato cor-de-rosa suave (contrariando os cinzentos sérios e formais que normalmente a caracterizam e lhe dão um ar mais pesado do que já tem), que se apresentou com um ar bastante maternal, fresco, leve, simpático, calmo (mesmo sendo dura), sério e, simultaneamente, sorridente(!!).
A estratégia definida por Manuela Ferreira Leite para a entrevista na RTP faz parte dos manuais de Marketing Político I e pode muito bem produzir efeitos junto de alguns eleitores.
Não sei se Manuela Ferreira Leite se regerá pela "Política de Verdade" durante a campanha eleitoral e até mesmo caso venha a ser Governo, mas até ao momento vai prevalecendo a "Política de Coerência": quem a ouviu com atenção viu que os critérios utilizados para o afastamento de Pedro Passos Coelho, para a inclusão de Maria José Nogueira Pinto nas listas para as Legislativas e para o apoio a Pedro Santana Lopes e Francisco Moita Flores fazem todo o sentido e não são de todo contraditórios. Quem a acusava de actos "estalinistas", certamente teve aqui uma prova do seu sentido de democracia.
Aceite-se ou não, estes são os critérios de Manuela Ferreira Leite e aplica-os por igual a todos. Outra grande prova da sua coerência está relacionada com o critério utilizado para o apoio a António Preto: concorde-se ou não, mais uma vez Manuela Ferreira Leite decidiu apoiar quem ainda não foi condenado por um tribunal, acrescentando que apoiaria Isaltino Morais e Valentim Loureiro se fosse líder do PSD nas anteriores Autárquicas.
Estou curioso por ver esta senhora, que se apresentou hoje de forma surpreendente na RTP, em debate com José Sócrates e com os restantes, particularmente com os "bota-abaixo" do costume: Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa. Aguardemos com alguma ansiedade pelos debates eleitorais.

5 comentários:

Pedro Sá disse...

Ela disse isso do Isaltino e do Valentim ? Que enorme calinada. Com essa acaba definitivamente de alienar uma quantidade ENORME de votos. E o da Teresa Zambujo já perdeu de certeza.

DSF disse...

Ela não disse isso. Disse sim que nunca utilizaria o critério da justiça, mas sim um critério político.

Mas só perante a situação é que decidiria, o que não foi o caso em 2005.

DVS disse...

Disse também que o caso de António Preto era uma caso do foro privado - o que não é manifestamente.

Mesmo que fosse, onde fica Helena Lopes da Costa no meio de tudo isso?

DSF disse...

Disse ainda que "não se substituía à Justiça".

DVS disse...

Para se substituir à Justiça a Dr.ª MFL tem o Dr. Aguiar-Branco que, curiosamente, até foi Ministro da Justiça.

Foi muito interessante lançar suspeições e falar sobre casos judiciais pendentes na Festa do Pontal...

Política de verdade (em dupla tem mais piada).