sexta-feira, agosto 14, 2009

João Lobo Antunes: a última vítima do PS socrático

O brilhante e reconhecido neurocirurgião João Lobo Antunes não foi reconduzido como membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Era apontado para ser o seu próximo presidente mas, inesperadamente, nem a Assembleia de República nem o Governo, reconduziram o ilustre médico no citado Conselho.

Esta situação causou enorme estefacção na opinião pública e também na Presidência da República.

Foram questionados os deputados Paulo Rangel e Maria de Belém Roseira relativamente a este assutno, tendo afirmado estes que "«O PSD não propôs Lobo Antunes [na quota da Assembleia da República] porque tinha a informação do PS de que ele seria proposto pelo Governo. Posso confirmar isso pessoalmente porque foi tratado por mim», assegurou Paulo Rangel.

A deputada socialista Maria de Belém Roseira confirmou à Lusa que essa expectativa existia, dizendo que chegou a falar no nome de Lobo Antunes quando decorreram as negociações entre os dois partidos. «Eu própria falei na possibilidade dele integrar a lista, mas como o sr. professor era designado pelo Governo, essa hipótese nem se pôs», confirmou a deputada socialista Maria de Belém Roseira."
Esta não recondução surge após a emissão de uma parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, em que foi fortemente criticado o diploma do PS acerca do "Testamento Vital", para muitos considerado como o embrião da eutanásia em Portugal, tendo sido um dos relatores e crítico deste diploma o Dr. João Lobo Antunes, que emitiu palavras nada agradáveis para com os autores deste diploma.
Toda esta situação leva a crer, para quem tenha um pouco de bom senso, razoabilidade e espírito crítico, que a não recondução deste brilhante médico terá a ver certamente com o facto de João Lobo Antunes ter criticado abertamente este diploma do "Testamento Vital" e ainda por ser uma pessoa chegada ao Presidente da República.
Assistimos a mais um caso de retaliação do PS socrático contra uma pessoa que teve a coragem de não colaborar com as suas ideias e de as exprimir publicamente, na linha do que aconteceu com o Professor Charrua, a Directora do Centro de Saúde de Águeda e a antiga Directora do Museu Nacional de Arte Antiga, todos eles afastados dos cargos que exerciam por terem tido uma atitude de oposição ao actual Governo PS.
Este modo de agir do PS socrático merece a censura de todos os amantes da liberdade de expressão e da autonomia individual.
Portugal não merece um Governo com tiques estalinistas e defensor da política do pensamento único, tão proclamado na Coreia do Norte.

2 comentários:

Pedro Sá disse...

Este post é ridículo. Precisamente por essas razões é que não faria qualquer sentido o PS indicar Lobo Antunes. Como também não faria sentido o PSD indicar um nome que se afastasse da sua linha política.

Em qualquer caso, o fundo da questão é anterior: o CNECV é algo que não serve para nada e bem podia ser extinto.

DSF disse...

Aqui está um comentário seguidista ao seu melhor nível.

Sem comentários.