segunda-feira, julho 09, 2007

Lobbying

O Público de hoje dá-nos conta que Portugal não faz "lobbying" na União Europeia, por ainda não se ter adaptado a essa realidade. Outro exemplo dissoé a Espanha.
Algumas são as queixas provenientes de gente ligada à UE a propósito da nossa "inexperiência". Pergunto se eles têm a certeza que Portugal e Espanha, países tipicamente latinos, devem começar a exercer o seu "lobbying" na UE. É que se dentro de casa as coisas funcionam como funcionam, na UE ninguém nos pára! Não há coisa que os portugueses saibam fazer melhor do que "lobbying".
Mas isto acaba por revelar uma coisa: os nossos políticos e altos quadros são um reflexo da nossa sociedade. Quem não se lembra da típica aldeiazinha que tem sempre um mauzão que faz frente a todos e faz o que bem quer e lhe apetece, mas quando sai daquele palmo de terra perde o vigor e a acção toda? O português é assim: é sacana, é esperto, é trapaceiro, mas só no seu pedaço de terra. Quando sai dali, é honesto, sincero e justo. No entanto, se sai da toca e se adapta, não há quem o segure!
Repito: têm a certeza que querem que Portugal e Espanha se adaptem ao "lobbying"?

1 comentário:

Titá disse...

eheheheh fizeste-me rir.
De facto, é melhor que nem tentem os Portugueses...ainda se arrependem.

Beijo e um bom dia