terça-feira, junho 12, 2007

No Reino de Portugal

Vivemos num Estado absolutista. Somos Governados por um Partido que manda e desmanda a seu belprazer. No Reino de Portugal, o absolutismo voltou a revelar-se através de uma das vassalas de José Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues. A mesma, decidiu "convidar" a Associação de Professores de Matemática a abandonar a comissão de acompanhamento do Plano da Matemática.
Tudo se deveu a um comunicado emitido por esta entidade, onde se criticavam as declarações da Ministra. Temos uma Ministra da Educação que tem actos de loucura, sem sinais de mínima lucidez, e para quem a pedagogia não faz o mínimo sentido. Importam os números e os resultados. Os meios e as condições são irrelevantes. Porventura não será a pedagogia um dos principais pilares da educação?
Segundo consta, quem quer colaborar com o Estado na prossecução dos seus fins, tem que colaborar e aceitar tudo o que lhe venha a ser imposto pelo Governo. Se se apresentarem soluções e alternativas, ou se se fizerem críticas a pessoas e órgãos autistas, serão imediatamente excluídos, por haver uma regra neste Governo que impede a crítica. Basicamente, desde o seu início que este Governo funciona com o mote "Não estás comigo, estás contra mim" e age nesse sentido. Só assim se explica que diversas parcerias existentes há décadas com instituições como a APM venham a terminar.
Outro ponto engraçado nisto é o facto de se pressionar as entidades a tomarem determinadas posturas, "convidarem" as mesmas a sair, e estas, quando pressionadas e sem condições para trabalhar são obrigadas a sair, são depois acusadas de se "auto-excluírem", conforme reparo feito pelo assessor de imprensa do Ministério da Educação.
Ai IV República, IV República... não há meio de chegares!

7 comentários:

Pedro Sá disse...

Apenas para lembrar o leitor mais incauto deste blog que o autor do post certamente conhece em pormenor a situação tanto como qualquer um de nós, e que, disso não haja dúvidas, fosse o Governo do PSD na mesmas circunstâncias e aqui teríamos tido um insulto gratuito à APM.

ATG disse...

Sá,

para que conste: eu não sou do PSD, nem do CDS, nem do PNR, nem da CDU, nem de partido algum.

Pedro Sá disse...

Como se isso alterasse alguma coisa.

Pinokio disse...

sinceramente acho essa mulher uma porcaria enquanto ministra.Era bom que fosse posta fora.E sim, anda a parecer demasiado que o Sócrates anda a querer calar todos os que estão contra ele. Voltamos ao tempo da censura.

Pedro Sá disse...

Essa mulher limita-se a ser brandíssima, quando os professores do básico e secundário, a corporação mais corporativista do país, e que se acham os mais fundamentais entre todos, mereciam era tratos de polé.

ATG disse...

Ah! É assim que tratas a classe dos professores?

DBS disse...

Já para não falar naquele ser execrável que é a diretora da DREN.
Mas é normal que o Sócrates não corra com a Ministra. Ele precisa de ter Ministros idiotas para o fazerem paracer muito competente. Lembram-se do Sr.Campos e Cunha, que foi "corrido" por se opor à OTA e ao TGV?
Já para não falar no Ministro da Economia que cada tiro seu melro, e a comic relief do Governo na pessoa do Sr. Mario Lino...