quinta-feira, junho 07, 2007

Endividamento

Segundo consta, os portugueses endividam-se cada vez mais, com o valor mensal do endividamento a ser superior ao que ganham. Muitos culpam os bancos por tal situação. É como culpar os casinos pelo facto de muitas pessoas fracas da cabeça estoirarem o seu dinheiro no jogo. Quando é que as pessoas vão meter na cabeça que não há almoços grátis e os bancos são tudo menos a Santa Casa da Misericórdia?
A culpa do endividamento não é dos bancos, é de quem recorre ao crédito por tudo e por nada e de quem dá o passo maior que a perna. Ganham pouco e querem ter vida de futebolista ou de político. Depois é continuar a esticar a corda até ao enforcamento final. O banco tem dinheiro e empresta, naturalmente, querendo ser remunerado pelo facto de dispor a pronto uma quantia que só vai ver ao fim de bastante tempo. Isto é normal, e qualquer um de nós faria o mesmo. Aliás, já faz a partir do momento em que constitui depósitos a prazo, PPR's, Fundos de Investimento, Certificados de Aforro, etc. Que moral têm os clientes dos bancos para os acusar de exploração, quando fazem o mesmo que eles?
Esta questão do endividamento, ou "enforcamento", só tem um responsável: o cliente do banco. Quem recorre ao crédito não tem uma estratégia definida. Acham que com pouco podem ter muito. Não podem. Com salários de 600 euros, não podem ter apartamentos de 150 mil euros, ou moradias de 200 mil. Não podem comprar automóveis de 25 ou 30 mil euros. Não podem comprar o telemóvel topo de gama. Não podem ir ao futebol e ficar na secção central. Não podem ter tv cabo com sporttv, funtastic life e canais de cinema. Não podem ter o plasma de 42 polegadas. Não podem comprar umas calças que custam 150 euros, ou uns ténis de 125. Quando digo que não podem, não podem mesmo! É que ao manterem este estilo de vida, correm o risco de não terem dinheiro para se alimentarem, chegando à actual situação: a prestação é maior que o que ganham e mais tarde ou mais cedo vão declarar falência ou bancarrota. Depois, lá vem a tradicional penhora, lá fica o nome do penhorado queimado em bancos e terceiros, e lá vai ter que voltar à casa dos pais ou habitará em casas arrendas, mais acessíveis, mas só possíveis porque não há nova hipótese para endividamento.
Falam que ganham mal, mas muitos esquecem-se que com o 9.º ano, com o 12.º, ou com uma banal licenciatura em Letras que lhes permite dar aulas, não se consegue ganhar muito. Até com licenciatura em certos cursos com saída, o resultado final não é sempre risonho. São muitos os concorrentes e só vence quem tiver a melhor cunha, ou a melhor nota de curso. Mas com poucos estudos não esperem milagres, logo não responsabilizem os bancos, a economia e outros que tais. Culpem o planeamento. Quando não há dinheiro, o estilo de vida tem que ser proporcional ao que temos. Sem dinheiro, não há vícios. Ou, como se dizia no Benfica de Vale e Azevedo: "no diñero, no portero".
O problema centra-se apenas e tão só num factor: falta de planeamento. Repito que não há almoços grátis e se querem caridade vão à Santa Casa da Misericórdia!

8 comentários:

Pedro Sá disse...

E se toda a gente deixasse de ser idiota e concluísse que se alguém se endivida é única e exclusivamente problema respectivo ?

Se se endividam, é lá com a vida deles, não tenho eu nem têm vocês seja o que for a ver com isso !

Pinokio disse...

Dizes que as pessoas exploram os bancos tal como os bancos exploram as pessoas.Eu apenas te faço umas questões. Já alguma vez trabalhaste durante algum tempo 6 horas por dia, pelo menos?? Já alguma vez tiveste de pedir um crédito por algo?? Falas como se soubesses muito dj, mas duvido que tenhas uma coisa necessária para falares disto, experiência. E é pela falta de experiência que te dou um conselho. Vai ver a taxa de juros que o banco cobra por um empréstimo e vai ver a taxa de juro que o banco dá a quem abre contas poupança,ppr,etc. Já dizia o meu avô que quando não sabemos o melhor é estarmos calados.Ao pores o teu dinheiro no banco, dinheiro esse usado pelo banco para fazer empréstimos, o banco da-te nem metade daquilo que cobra a quem empresta.Para além de te cobrar por teres contas poupança e afins, como comissão. Informa-te meu caro, e depois poderás ter uma opinião mais aberta sobre este assunto. Até lá tenta não dizer tanta asneira.

E diz-me lá onde é que hoje em dia tens casas por menos de 150 mil euros.Nem as casas da Epul Jovem eram menos de 100 mil euros, e isto um T2,necessário para pensar no futuro. E Epul Jovem não há em todo o lado nem todos os dias.

No entanto é verdade que muitos gastam o que não possuem e mesmo assim continuam a por-se em despesas que são desnecessárias, mas o banco quando faz um empréstimo sabe ao que vai, e para teres uma melhor resposta é simples.Vais a qualquer banco online e fazes uma simulação de emprestimo habitação.Faz as contas finais ao que irás pagar e verás que pagas praticamente duas casas pelo preço de uma.A seguir fazes uma simulação de conta poupança e verás que se ganhares 20% no final do prazo já será muito.

E se por acaso tiveres azar na tua vida futura e não conseguires seguir alguma saída que o teu curso te permite, vais ser um dos que irá ganhar 600€, nessa altura relembra-te deste teu post quando estiveres a pensar sair de casa da tua mãe para constituir familia, a não ser que estejas a pensar ficar solteiro ou a morar para sempre com os papas.

Por ultimo, tu e uma cambada de mesquinhos devem-se julgar superiores por terem/estarem a estudar direito na fdl. Tanto que atacam quem entrou no ultimo ano com notas baixas, esquecendo-se da finalidade de uma instituição superior de ensino público, como agora atacas quem sai de letras. Deves porventura pensar que o teu curso é melhor ou mais importante que o deles.Não te esqueças é que até do padeiro tu precisas, portanto poupa-nos à tua mania de elitista ou de alguém que se acha superior porque é licenciado em direito. É que banal tem sido os licenciados em direito, que são mais por ano em todas as faculdades que os licenciados em letras.

ATG disse...

Sá,

é verdade que ninguém tem nada a ver com o que cada um faz com o seu dinheiro ou a forma como se endivida. Mas, a partir do momento que isso vem para público, e são atribuídas responsabilidades aos bancos pelos erros que as pessoas fazem, então temos direito a dar a nossa opinião. Aliás, tenho direito a dar a minha opinião sobre o que quiser, ponto final.


Pinokio,

mais uma vez se vê a maldade nos teus comentários. Sim, já trabalhei mais de 6 horas por dia. Até já trabalhei 10! Nunca pedi um crédito que para satisfazer caprichos que depois me pudessem sair caro. Felizmente tive uns pais que me ensinaram a ser poupadinho, e a saber os meus limites.
Tu estás mal informado, como já disse. Compara o montante investido por alguém num depósito a prazo, com o mesmo montante investido num crédito habitação e vê a taxa de juro aplicável. Vê ainda qual era a taxa de juro que os bancos aplicavam em depósitos a prazo, certificados de aforro, obrigações, etc até 1987, data da crise. Compara as taxas de juro e pensa no porquê. Atenção, só colocas lá o dinheiro a render se quiseres. Eu acho que taxas de juro de 3% são baixíssimas, e é por isso que nem deixo lá o dinheiro. Para quê? Para ganhar 10 euros, se tanto, ao fim de um ano? Não, obrigado.
Encontras diversos sítios com casas por 100 mil, ou 150 mil euros, mesmo em Lisboa. Claro que, se queres morar no centro da cidade, bem podes esperar por casas de 100 mil euros. Mesmo assim, lembro-me daqueles lotes nas Laranjeiras, que era destinado ao público jovem. Mas, espera lá, não foram os mesmos fogos que já tinha como destinatários militantes do PS, gente do PS ligada à câmara e respectivas famílias? Ah, realmente eram.
Bem, mesquinho não sou, tal como não sou hipócrita como tu estás a ser. Estás a querer negar uma verdade absoluta, por um "medo de represálias", ou excesso de respeito pela malta de Letras. Eu gosto muito das pessoas de Letras e têm cursos bastante interessantes. O problema da maioria desses cursos, é que são cursos de cultura geral, com taxa de empregabilidade nula, ou de apenas um aluno no 1.º ano, e depois a taxa de desempregabilidade já é de 100%! Se queres negar isto e atirar areia para os olhos de alguém, é contigo. Mas consulta os dados existentes sobre os cursos de Letras e consulta os próprios licenciados em Letras. Longe vão os tempos em que licenciar-se em História ou Filosofia era sinónimo de dar aulas nestas áreas, ou ter outras saídas profissionais. Se leres com atenção as minhas palavras vês que não há elitismo nenhum relativamente a Direito, nem sou mais do que ninguém. Pelo contrário, até refiro que em Direito já é difícil e, não me lixes, Direito é dos cursos mais versáteis que há. Vamos lá acabar com os comentários maldosos, ok?

Pedro Sá disse...

Acho que sim, esse moralismo salazarento do "dinheiro bem gasto" e do "dinheiro mal gasto"...estás cada vez pior.

Pinokio disse...

Maldade nos meus comentários?? Simplesmente estou a fazer o mesmo que tu, a dar a minha opinião. Os meus comentários comparados com os teus são inocentes.Mas tu vens falar no passado agora?? Taxas de juro no passado?? Eu interessa-me é o presente e o futuro, e faz tu isso que me disseste rapaz.Eu andei a fazer simulações para comprar casa e sei do que falo, tu é que pelos vistos não.
Os lotes que estás a falar são os da Epul Jovem, destinados a jovens. Como te disse isso não há todos os dias.E mais uma x acusas os outros partidos de algo, que eu saiba o concurso para esses fogos foi público e foi por sorteio publico, portanto em que te baseias para dizer isso?? E gostava que me mostrasses casas aceitáveis a 100 mil euros em Lisboa. Mas contrariaste-te aqui. Agora dizes que encontras casas por 150 mil euros, mas no post inicial já dizias que quem ganha 600€ não pode ter apartamentos de 150 mil euros.Afinal em que ficamos?? De que vale estarem eles à venda se não se conseguem comprar?Ou por acaso achas que vais conseguir comprar sem empréstimo?

E eu sou hipócrita porque digo que o curso deles é tão importante quanto o teu?? Não tenho medo de represálias de ninguém de letras, até porque se tivesse de ter medo de represálias seria de direito, onde estudo.Mas como me sei defender, defendo as minhas opiniões.O engraçado é que Direito em muitas faculdades também tem uma taxa de empregabilidade nula ou pequena, mas claro, como é direito defendes. Cursos de cultura geral... Eu adoro quando alguém que não esteve no curso se mete a criticar. Os de engenharias também criticam os de direito porque a utilidade para o desenvolvimento do país é praticamente nula.Leis qualquer um as faz, não é propriamente ser-se licenciado em direito. As tuas palavras continuam e demonstrar elitismo e fascismo. Quem vem dizer "uma banal licenciatura em letras" é demonstrativo da tua mania da superioridade.Direito pode ser dificil mas uma licenciatura em direito é tão banal quanto uma em letras.Se estivermos de acordo neste aspecto então assumo que o erro de julgar que estavas a tentar ser superior foi culpa da minha má interpretação.

Quanto à parte do elitismo, quer tu quer uma cambada de comentadores que apareceram na altura em que fizeste o post sobre as médias de entrada, demonstraram que se acham melhores ou de alguma maneira se devia impedir a entrada por terem tido notas baixas. Ainda não consegui entender o vosso problema com isso, sendo aquela uma instituição PUBLICA onde a unica finalidade é administrar o ensino público de direito.Com pouca qualidade em alguns casos, diga-se de passagem. E uma questão relativamente às privadas. Se em alguns casos de privadas há doutorados pela FDL a darem aulas, há assistentes licenciados que vieram da FDL, qual a diferença de qualidade?? Se vieram da mesma casa, habituados ao tipo de "qualidade", não deveria ser igual? Ou é porque realmente dão as notas reais??

E os meus comentários não vejo em que possam ter sido maldosos. A mim parece-me que andas a ter atitudes elitistas, andas com posts racistas e completamente tristes. O direito à tua opinião ninguém to está a tirar, mas o direito ao contra argumento também não te deveria fazer tremer e acusares de estar com comentários maldosos. Fiz o mesmo que tu, dei a minha opinião, e mais uma vez citando-te "tenho direito a dar a minha opinião sobre o que quiser, ponto final."

Como pessoa civilizada que presumo que és, tens o poder de contra argumentar,explicar e refutar as minhas palavras naquilo que não concordas, portanto força que anseio pelo teu proximo comentário para tirar algumas dúvidas sobre o significado dos teus argumentos, nomeadamente a parte do "banal licenciatura em letras".

Pedro Sá disse...

Pinokio,

Baseia-se em sabendo que existem casos desses (curiosamente os conhecidos todos em câmaras PSD) ter que arranjar sempre maneira de mandar o PS abaixo e logo, claro, onde vai haver eleições.

Mary Rachel disse...

"..com o 9.º ano, com o 12.º, ou com uma BANAL LICENCIATURA EM LETRAS que lhes permite dar aulas.." ? Diz-me meu caro Dj.. que comparação estapafúrdia foi esta.. que ignorância tal passa pela tua cabeça ao banalizares um curso de Letras, sim, o meu e mais, EM QUE TRABALHAS TU? QUAL É MESMO A TUA PROFISSÃO (não pergunto pelo ordenado, não sou materialista nem sobrevivente, lutadora e ambiciosa é a melhor descrição) - ou melhor.. não respondas a nenhuma das minhas questões, porque penso que as respostas não vão ser nem honestas, nem racionais, nem tão pouco, interessantes.

Talvez devesses tirar uma pequena formação de "respeito ao próximo, respeito aos cursos que as outras pessoas tiram", de certeza que se arranja uma "formaçãozita", não serás o único.

E meu caro, só para terminar, um professor (obviamente, não no inicio de carreira, como em todas as profissões) ganha bastante bem.

ATG disse...

Quando as pessoas se sentem ofendidas pelas declarações dos outros que nada têm de mal, dá nisso. Acho que há gente que gosta de se sentir assim. Qual o objectivo, não sei. Um pouco de atenção na leitura do texto, traria uma interpretação correcta do mesmo. Mas não.
Não preciso de curso nenhum de respeito ao próximo ou de respeito aos cursos que as pessoas tiram. Interpretem como querem e continuem a ignorar a verdade.