sábado, maio 30, 2009

A insustentável leveza das notícias...

Ontem, vimos anunciado em destaque que:

"A Espanha vai assumir a presidência do EUROJUST, a rede de fiscais europeus, com Cândido Conde-Pumpido a substituir o português Lopes da Mota, após acordo dos 25 Ministérios Públicos da União Europeia (EU), alcançado hoje em Praga.
O EUROJUST é um órgão da União Europeia criado em 2002 e a sua missão é fomentar e melhorar a coordenação entre as autoridades competentes dos sócios comunitários nas investigações e acções judiciais relacionados com formas graves de crime organizado e transfronteiriço.
O Fiscal Geral do Estado Espanhol, Cândido Conde-Pumpido, substituirá o português José Luís Lopes da Mota à frente do organismo, tendo pela frente um mandato de três anos.
"

in http://www.dn.pt/ (a titulo meramente exemplificativo).

Hoje vemos, em tamanho pequeno, que:

"Lopes da Mota, suspeito de pressões no Freeport, não foi substituído na presidência do Eurojust, como noticiado. Foi, sim, decidido que a Espanha preside à reunião anual do Eurojustice."

In http://www.correiomanha.pt/

Aqui no Barvelho não negamos, nem renegamos, que as notícias surgem e rodopiam a uma velocidade estonteante. Não percebemos é que os orgãos de comunicação se impressionem com a dita velocidade e denotem tamanha leviandade ao não verificarem o que publicam.

Sendo a liberdade de imprensa um dos mais importantes pilares de uma democracia saudável, a desinformação nos tempos que correm, induzido por quem tem o dever de informar, é algo que nos deve inquietar a todos.

Sem comentários: