segunda-feira, maio 25, 2009

Está lá, Manela?

No outro dia decidi ligar para o call center do PSD e perceber que ideias defendia o partido relativamente a alguns temas.
O que parecia um acto de democracia esclarecida acabou por revelar-se um caminho pejado de espinhos (seriam de rosas?) e dificuldades.

1.ª Dificuldade: A Dr.ª Manuela Ferreira Leite só está disponível para ouvir as minhas ideias a seguir ao almoço.

Não consegui falar com nenhum operador. Fiquei triste e desmotivado, pensei para com os meu botões (2, que casacos com 3 já passaram de moda) que a política de verdade se alcança muito melhor depois de um bom almoço, regado com um suminho de laranja.
Não me soube muito bem, seria instantâneo?

2.ª Dificuldade: A Dr.ª Manuela Ferreira Leite não ensinou nada aos seus pupilos que atendem os telefones laranjas. Não sabem nem podem responder a nada. São bonecos mudos com um gravador nas mãos.

O Senhor Rogério (nome fictício que não queremos que ninguém sofra represálias) não me podia responder a nada mas apenas repetir exaustivamente "a sua opinião conta e vai ser ouvida". Ouvido por quem? - perguntei. Por uma comissão constituída para o efeito? Pelo líder parlamentar? Pela Manuela?

Obtive uma resposta digna de um filme de espionagem: "Não estou autorizado a dizer, sei mas não estou autorizado a dizer". Será que o Rogério tinha de me matar de seguida? É que o Rogério não tinha pronúncia russa nem parecia ter a delicadeza fria dos assassinos a soldo.

3.ª Dificuldade: Podemos dar a nossa opinião mas a política de verdade tem tempo limitado para ideias de verdade.

É verdade, verdadinha. É como diziam alguns cantores pop, as melhores músicas e os refrões mais "catchy" tem de ser inventados em 2 ou 3 minutos. O mesmo vale aqui. Ideias com mais de 3 minutos começam a ser enfadonhas e ficam caras no tempo de antena e nos cartazes (ideias grandes, muitos caracteres e menos espaço para estrelinhas).

É caso para dizer: Manela, tens o meu voto! Mas tenho de escolher a caixinha sem pensar porque, caso contrário, ainda o Rogério me tira o boletim!
Pensando melhor, não vou dizer ao Rogério em que dia vou votar de verdade. Ele só se importa com a plasticidade e o carácter imediato do voto. Vou antes votar de forma esclarecida...e nem pago o custo de uma chamada local + iva.

Sem comentários: