segunda-feira, agosto 27, 2007

F.C. Porto - Sporting: o Sistema a funcionar na sua plenitude

Pois é, 2ª jornada da I Liga e já a vítima do costume (Sporting) a ser alvo dos senhores que corrompem o futebol desde 1980. Tenta-se escamutear o roubo de igreja que ontem se registou no estádio do Dragão (ou do Ladrão?) afirmando-se que o Guarda-redes do Sporting errou ao ter agarrado a bola. Pois bem, a realidade dos factos é outra. Vejamos o que diz Jorge Coroado (o único ex-árbitro isento deste futebol de mentira):
52' Na grande-área leonina, Stojkovic agarrou uma bola desviada por Anderson Polga. O árbitro fez bem em apontar o livre-indirecto (na origem do golo portista)?

- O jogador do Sporting que pontapeou a bola, fê-lo em recurso, disputando-a e retirando-a da frente de um adversário, e não efectuou um passe deliberado, como previsto na decisão 3 da Lei XII. Nessas circunstâncias, o guarda-redes podia segurar a bola com a mão. A intranquilidade e insegurança do árbitro determinou pontapé livre indirecto indevido.

33' Quaresma viu um cartão amarelo por uma falta sobre Miguel Veloso. A cartolina deveria ter sido de outra cor?

33' - Quaresma chegou atrasado ao lance e, verificando isso, adoptou o critério de "passa a bola, não o homem", apresentando deliberadamente a sola em conduta violenta e atingindo Miguel Veloso na curva do pé. O cartão que se impunha não era o amarelo, antes sim, o vermelho.
38' Bosingwa entra de perna levantada sobre João Moutinho. Deveria ter visto um cartão amarelo?
38' - A entrada de Bosingwa sobre Moutinho foi temerária e imprudente, colocando em perigo a integridade do adversário. Porém, não violenta. Assim, impunha-se a exibição do cartão amarelo. Se bem que o árbitro, porque numa falta mais grave exibiu um cartão daquela cor, não podia em rigor fazê-lo nesta infracção.
42' Ao bater com o braço na cabeça de Derlei, numa disputa de bola pelo ar, Pedro Emanuel devia ter sido admoestado com um cartão amarelo?
- Pedro Emanuel saltou, lateralizando o movimento e, com o braço direito, procurou o adversário. Não foi um movimento de impulsão ou de ocupação de espaço, antes mesmo deliberado ao adversário. Noutras "guerras", com generais cumpridores e não diplomatas, o cartão vermelho teria sido exibido.
A ingenuidade do GR do Sporting fez com que o Sistema aproveitasse a deixa para prejudicar os Leões, já que depois da vitória na Supertaça e da goleada à Académica, muitos temiam que se registasse uma arrancada imparável do Sporting rumo ao títuylo. Assim senso, havia que refrear a melhor equipa de Portugal, que não está referenciada nem em apitos dourados nem encarnados.
A vergonha continua. E não há meio de a parar.

8 comentários:

ATG disse...

Aprende a perder e vai-te habituando que este ano ruges baixinho!

DSF disse...

Bem, não fui que empatei com os recém-promovidos á I Liga...

ATG disse...

Ao menos não justificamos a nossa falha com um árbitro...

Levaram um banho de bola do Porto, aceitem-no! Podiam ter levado 5 ou 6. E, sim, foi erro do vosso guarda-redes! E, sim, o Abel devia ter sido expulso, por cada falta com que ceifava o Quaresma!

DSF disse...

Já sabíamos que os lamps odiavam muito o Sporting, mas nunca ao ponto de preferirem que o Porto ganhasse...

São tão anti-sporting que para vocês é preferível que o Porto esteja a 4 pontos e o Sporting a 1, do que ambos a 2 pontos...

Assim se vê a vossa pequenez.

ATG disse...

Não é preferir que o Porto ganhe. É uma questão de factos: o Porto deu-vos um banho de bola e há que reconhecer isso!

Ana disse...

E do Leixões não se fala?? Parece-me que o Leixões é que deu um baile a alguém. Por favor, o campeonato mal começou. É um lance duvidoso, pois é, mas depois não venham então os lampiões queixarem-se de nenhuma arbitragem. Mas isso parece-me um bocado impossível já que o Presidente do SLB não sabe dizer mais nada a não ser apito dourado e corrupção. E depois dizem que o Sporting é que culpa a arbitragem.. Poupem-nos

ATG disse...

O Benfica não se queixou de arbitragem alguma em jogo algum. Nem mesmo com o Leixões. Só vejo o Sporting a reclamar, mas do Penalty que o Tonel fez para a Supertaça e que não foi marcado, isso não falam vocês...

Pinokio disse...

Quando os principais arbitros vêem dizer que o lance foi mal ajuízado pois não houve passe, acho extremamente curioso haver pessoas que se devem julgar arbitros, a dizer algo que já foi contrariado...

btw, sou do Benfica, era-me indiferente quem ganhasse, e como também não vivo de futebol pouco interesse dou à coisa.