quinta-feira, agosto 16, 2007

Silly season, silly subjects

Estas aberrações que vêem na imagem, chamam-se "Crocs". Eu ainda identifico o problema, como se ninguém soubesse o que são. Digo problema, porque começa mesmo a tornar-se um grave problema na nossa sociedade, já fazendo enorme concorrência ao sapato de vela e se as coisas continuam assim, promete mesmo destroná-lo da liderança.
A primeira vez que tinha visto e ouvido falar nestas coisas, foi há quase um ano, num programa da Oprah. Já na altura isto era moda nos EUA e eu só pensei "que nunca tragam isto para Portugal, por favor". Os meses foram passando, e o meu desejo ia ganhando forma. Até que, subitamente, esta trampa (para não dizer outra coisa) invade a moda (?) portuguesa! Vejo toda a gente com estas coisas! É impressionante! Será que as pessoas não têm um mínimo de sentido estético? A justificação para o sucesso destes chinelos/socas/tamancos prende-se com o facto de serem confortáveis. Perante isto, eu pergunto, se é confortável, também não será confortável andarem nus na rua, ou então, em pleno inverno, de pijama, robe, meias de lã pelo joelho, com chinelos? Parece que as pessoas trocam a elegância pelo relaxamento. Mas isto parece ser apenas um princípio a ser seguido por países que já primam, por natureza, pelo relaxamento no estilo de vida, no qual se inclui o vestuário e o calçado. Portugal, Alemanha, Holanda e Estados Unidos, são países onde podem ver esta moda (?), já porque são países onde as pessoas não se preocupam muito com o vestuário e calçado. Qualquer coisa lhes serve, e quem não gostar que ponha de lado. Mas pergunto: custa alguma coisa, já que não se quer primar pela elegância, não enveredar pela deselegância, pelo mau gosto e pela falta de senso? Tudo isto ganha proporções ainda maiores e mais preocupantes, quando vemos que homens também usam isto!!! Fiquei chocado da primeira vez que vi e mais chocado ainda quando vi que se começa a tornar regra!
Tudo bem que estamos na "silly season", mas os portugueses podiam não optar por "silly fashion". Podem-me dizer, e com razão, que os gostos não se discutem. É verdade. Os gostos não se discutem, mas lamentam-se. Um pouco de classe não fica mal a ninguém e é sabido que para se ter classe não é preciso vestir roupa e calçado de marcas dispendiosas. Ponham os olhos nos italianos e vejam o que é classe, presença e elegância. E os italianos usam vestuário e calçado simples e barato. Não é qualquer italiano/a que entra em extravagâncias no que diz respeito à forma de vestir e calçar. Os espanhóis também são um bom exemplo. Especialmente os das grandes cidades, como Madrid e Barcelona, são bem menos clássicos que os italianos, mas preocupam-se com a sua imagem e fazem de tudo para estarem sempre arranjados, recusando o relaxamento. Também não é por acaso que nestes países a moda das Crocs não pegou. Qualquer pessoa que goste minimamente de si própria, gosta de se ver bem arranjada, e de se sentir minimamente elegante. Qual é a pessoa que tem amor próprio e que não lhe importa a sua imagem? Ninguém. Uma mulher de saltos altos, mesmo em pleno verão, é do mais feminino que se pode ver. Ou com umas sandálias de verão elegantes (e há muitas baratas). Uma mulher que se cuida, é do mais belo que se pode ver. Não é um peito grande, ou umas pernas bem delineadas, que a tornam mulher e a tornam apetecível aos homens. Pelo menos falo por mim. Uma mulher feminina e que goste de se sentir feminina, é das coisas mais atraentes que eu, enquanto homem, posso ver. E aqui também não vence a desculpa "devias ser tu a andar com saltos altos, de mini-saia, etc". Se as italianas conseguem e gostam, porque é que as portuguesas não conseguem? E no que toca a calçado peço que vejam as brasileiras e as africanas. Adoram um bom salto, pois expõem mais o seu lado feminino.
Tudo isto para se dizer que até em coisas simples, como o calçado, é possível ver a diferença entre o Portugal dos relaxados e a Europa de classe.

5 comentários:

Pinokio disse...

Como tu tão bem disseste, nao gosteis não olhes. As pessoas não têm de andar como tu queres. Eu por exemplo não acho feio, tu achas. Felizmente ainda temos direito à opinião e a cada um andar como quer. Só quem dá uma grande importância ao exterior, ao que se mostra (mesmo que falso) é que se importa com tamanha estupidez. Agora que tiveste em Itália as italianas é que são boas. Muda-te para lá e ficas satisfeito. Eu pessoalmente não curto ver uma mulher de saltos altos, prefiro ver de tenis e sem ter um pingo de maquilhagem. Gostos não se discutem, e aquilo que tu podes achar fashion outros podem não achar. E pelos vistos são aos milhões que não acham o mesmo que tu.

Volta lá para o século passado que parece que ficaste preso. A dita classe está na atitude do dia a dia e não na roupa, curso ou conta bancária.

ATG disse...

As italianas já eram as melhores, bem antes de eu lá ir. Tal como as argentinas e as brasileiras do sul... e eu nunca fui à Argentina nem ao Sul do Brasil. E esta, hein? É preciso lá ir para saber a verdade?

Persona Naturale disse...

Em relação aos tamancos eu tb n gosto, mas n posso impedir que quem goste use. Há mta coisa k n gosto de ver nas pessoas, mas somos todos diferentes.

E pára de falar sempre das italianas, italianas isto italianas aquilo... Eu sou portuguesa e por pior k seja o meu país é sempre o meu país. Se n gostas de Portugal, pois tás quase sempre a criticá-lo e ao povo também vai pa outro país, talvez Itália, sei lá!!! Desculpa mas irrita-me um pouco estarem sempre a dizer mal do nosso país e ainda por cima a compararem-me (sim porque ao falares nas mulheres portuguesas estas-me a incluir) com as outras mulheres de outras nacionalidades. Tenho honra e orgulho em ser portuguesa, adoro o meu país e o meu povo! Viva Portugal!

Eu já sabia k as italianas te iam dar a volta à cabeça lol lol

Não leves como uma critica negativa o k digo neste comentário! Simplesmente tou a dizer o k sinto.

Sabes que és um grande amigo para mim!

Beijinhos e fica bem

DBS disse...

Eu não também não suporto esses tamancos ridiculos. Nisso estou de acordo contigo.
Estou também de acordo no que toca à extrema falta de classe das mulheres portuguesas (no geral! Há algumas que são excepção). Mas isso é porque as considero das mulheres mais feias da Europa.
Mas não concordo nem com as Italianas serem as melhores, muitíssimo menos com as brasileiras e as argentinas.
Prefiro mil vezes as Russas e as Finlandesas que tem mais classe e são muito mais giras (já para não falar que não tem aquela cor de quem andou a plantar batatas o dia inteiro ou a perder horas e dias na praia de barriga para o ar.)

Quanto à indumentária especifica da mulher, acho que deve variar de mulher para mulher. Uma mulher gorda com muita maquilhagem e salto alto fica ridicula, e uma magra com um fato de treino ou roupa larga idem.

Pedro Sá disse...

1. Cada um veste o que quer, sem prejuízo de andar de chinelos na rua ser das modas mais ridículas que já vi até hoje.

2. Ficámos todos a saber que o autor do post o que lhe interessa numa mulher é quanto se preocupa com a sua aparência. Probabilidades de só gostar de mulheres fúteis, todas.

3. Também podemos concluir que mulher que não goste de andar de saltos altos não serve para o autor.

4. Concordo no essencial com o Pinokio.