quinta-feira, agosto 02, 2007

Pós-Roma

A Loba Capitolina com Rómulo e Remo,
o principal símbolo de Roma, a par do Coliseu

Caros amigos, sono ritornato a Portogallo. Dou o conselho de viajarem a Itália por diversos motivos. Se gostam de história e de cultura, como eu, vão fazer a viagem da vossa vida. Se nem por isso ligarem, não vão achar tanta graça a Roma e até a Florença.
Em Roma seria felicíssimo e adorava poder viver lá. Em Florença já duvido que fosse capaz de passar da visita, apesar de ser uma cidade lindíssima.
A Itália dá que pensar, sobretudo se a confrontarmos com Portugal: como é que um país tão pequenino como o nosso, dá tantos problemas quantos dá um país enorme como a Itália? A Itália tem os seus vícios e as suas partes menos boas, mas Portugal tem vícios a mais para tão pouco espaço e para tão pouca gente. Não, não me vou deixar levar pela tese do emigrante/turista que acha que só lá fora é que se está bem, nem pelo bairrismo desmesurado que em Portugal é que é, até porque... não é! Em Portugal poderia ser, mas tudo depende das pessoas. Podemos comparar-nos aos espanhóis em muita coisa, mas relativamente a Roma não percam tempo. Especifico Roma, porque Roma é diferente do resto da Itália e a opinião é partilhada por italianos. Eu só senti a diferença face a Florença.
Não comparem qualquer sítio de Portugal com Roma, porque é incomparável. Roma só perde para nós em duas coisas: taxistas e trânsito. Relativamente aos taxistas, a bandeirada começa com 4,91€ e todos farão de tudo para vos enganar, adicionando suplementos inexistentes e colocando tarifas que a cada 10 metros vos acrescenta 0,11 cêntimos. Todas as vezes que apanhei um táxi, tentaram enganar-me. É certo como eu estar a escrever aqui neste momento. Em quatro delas tiveram o azar de eu me desenrascar no italiano e me ter informado em Portugal. A única vez que não falei nada, foi porque fiquei na dúvida se terá sido um engano assim tão grande, ou não. Resumindo, se acham os nossos taxistas maus e ladrões, conheçam os italianos e achem os nossos santos. Não sou o único a reclamar dos taxistas italianos.
O trânsito fez-me lembrar aqueles mails que por vezes me enviam sobre as estradas iraquianas. Passadeiras existem fisicamente, mas não existem para os condutores. Sinais vermelhos muitas vezes também não existem. Para atravessarmos a rua, temos que nos lançar para a estrada e torcer que o carro/mota/autocarro parem para nos deixarem passar. Quando não vêm rápido, há uma grande esperança de não nos passarem a ferro.
Em tudo o mais, Portugal é demasiadamente pequeno. A vasta rede de autocarros romanos é gratuita para todos, encontramos dezenas de fontes espalhadas pela cidade, com água potável, as ligações a nível de transportes estão perfeitas, apresentando muitas e rápidas soluções para todos, os italianos são simpáticos, agradáveis, acessíveis. Sempre tinha ouvido falar que eram mal educados, impacientes e nervosos. São precisamente o oposto. São "agitados", mas não nervosos. O estilo de vida consegue ser mais barato do que em Portugal, em muitos casos.
Voltarei à carga brevemente, com posts sobre áreas em específico. Mas uma coisa vos digo: façam a viagem da vossa vida, e conheçam Roma.

4 comentários:

DBS disse...

Não posso de todo concordar com "Se gostam de história e de cultura, como eu, vão fazer a viagem da vossa vida." Primeiro porque penso que há sitios muito mais interessantes, segundo porque em termos de cultura, Viena está muito à frente de Roma.
É um país agradável sim, mas não um país onde eu quisesse viver.

Quanto aos taxistas, bem, somos todos do Sul da Europa...está no sangue. Quanto ao trânsito, caótico caótico é andar pela cidade do Cairo, isso sim.

Quanto a comparar Itália a Portugal, evito fazê-lo, porque, mal por mal, prefiro o meu país.
Para mim viajar para a Europa só para a Central e para a Europa do Norte. Isso sim são viagens que valem a pena...mas é só a minha opinião.

Persona Naturale disse...

Oi Alex! Ainda bem k gostaste da viagem! Agradeço a descrição da cidade de Roma, se tiver tempo e dinheiro (lol) faço questão de ir lá. Para já a viagem da minha vida é a Macau, e esta sim faço mm para k um dia a vá fazer. Podem-me tratar como daquelas k só vê o k é seu, mas n me importo; eu sou daquelas que primeiro quero conhecer o que é meu, o meu Portugal, pois temos coisas maravilhosas por esses caminhos fora que desconhecemos. É um sonho desde criança, conhecer todo o Portugal. Até já penso um dia em comprar uma roulote ou uma auto-caravana (claro quando tiver tempo e dinheiro) e assim viajar pelo país. Atenção, por querer ver Portugal todo não quer dizer que exclua os outros países, estes têm igualmente a sua beleza e a sua história. Mas pronto Portugal é onde nasci e faço questão de o visitar de norte a sul e saber que um dia poderei dizer que aquilo k realmente é meu eu conheço bem.

Beijinhos e fico à espera de mais histórias tuas lá em Roma, e n te esqueças de contar como foi com as italianas!!!! lol lol lol

Titá disse...

Ora aqui está uma viagem fantástica. Não digo que foi a viagem de minha vida, mas foi a base de grandes descobrimentos. No entanto, confesso que não me importava nada de viver uns tempos em Roma.
Fico feliz por teres regressado com tanta emoção e boas recordações. Agora fico aqui ansiosa por saber mais pormenores e ver as fotos.
beijo e bom dia

Ana disse...

Concordo com o fantasma da ópera! trânsito caótico é no Cairo! E história ao vivo é na Turquia, ou Viena Budapeste ou Praga. E tal como o fantasma da ópera, acho que a Europa do Norte tem um quê muito especial (apesar de nunca lá ter ido). Mas também acho que Itália tem muito para ver principalmente nessas duas cidades que foste. Ainda bem que gostaste!