quarta-feira, setembro 02, 2009

A hipocrisia de José Sócrates

José Sócrates, na versão "português suave", vem ontem brindar-nos com lições de moral e pluralismo, ao afirmar que Manuela Ferreira Leite não tem razão em falar em asfixia democrática porque "afastou Pedro Passos Coelho da lista de deputados por delito de opinião".
Pois bem, pela boca morre o peixe. O querido Líder do PS, na sua magnitude democrática, afastou os deputados da "ala alegrista" na lista que o PS vai apresentar às legislativas 2009.
Antes de se armar em puritano e moralista, se calhar convinha a José Sócrates olhar para si próprio e para os seus telhados de vidro.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Erro político porque está a dar peso para futuro a Passos Coelho.

Mas de facto não foi Sócrates quem os afastou (embora o devesse ter feito). Alegre afastou-se por si, tal como Matilde Sousa Franco. As outras duas foram corridas pelas estruturas distritais - e não vejo que qualquer delas fosse alguma mais-valia a qualquer nível (aliás, uma delas juntou-se ao grupo porque acha que é mais importante ser professora do que representar quem a elegeu e o partido político pela qual foi eleita...esclarecedor em sede deontológica).

E o método de fazer listas do PS é diferente do do PSD. No PSD é que se alteram listas vindas das distritais e isso (caso de Passos Coelho).
No PS há uma quota para as distritais (2/3) e 1/3 dos lugares são indicados pela nacional, que avisa logo caso a caso quais são os lugares nacionais. Um nome vindo da distrital nunca pode ser retirado.

Em qualquer caso o argumento não é muito famoso. Apenas serve como contra-argumento perante um argumento ridículo. Aliás, não há ninguém que diga a MFL que essa argumentação da asfixia democrática é ridícula e que ninguém no país real a sente? Que está a ter a mesma errada linha argumentativa de Jorge Sampaio em 1991?