quarta-feira, setembro 02, 2009

Debate José Sócrates/Paulo Portas: vitória ligeira do líder do CDS

José Sócrates e Paulo Portas são os dois políticos mais profissionais da actualidade, em Portugal. As choradeiras, os discursos a apelar à paz e à união e o saber dar a volta a cenários desfavoráveis são algumas das características comuns a ambos.
Paulo Portas desiludiu. Para ser sincero esperava mais dele em matéria de segurança, uma das suas grandes bandeiras, logo após as PMEs. Sócrates focou-se num voto favorável de Portas no Parlamento a um diploma que agora critica para encostar o líder do CDS às cordas, sem que este tenha tido destreza suficiente para reagir à situação adversa, sendo golpeado vezes sem conta sempre com o mesmo argumento: os números e os chavões. Aqui o PM esteve francamente bem.
No entanto, ao longo de todo o debate, foi Portas quem encostou Sócrates à parede sucessivas vezes, o que fez com que o PM marcasse este debate com a repetição por diversas vezes da sua frase de fuga cobarde às investidas do adversário que o deixavam sem resposta: "não quero alterar as regras do debate".
Posto isto, seria pouco sério da minha parte se não considerasse que estamos aqui perante uma situação de vantagem, embora ligeira, para Paulo Portas.

Sem comentários: