terça-feira, setembro 08, 2009

Debate José Sócrates/Francisco Louçã: deu pena ver o líder do BE a ser humilhado

Seria hipócrita e demagógico da minha parte se me atrevesse a considerar que houve um empate ou uma vitória de Francisco Louçã. Na verdade, deu pena ver a forma como o líder do BE foi humilhado pelo Primeiro-Ministro: não deu réplica quando Sócrates se vangloriou dos 0,3% de crescimento económico, alegou factos que não conseguia provar e foi prontamente desmentido passando por mentiroso (Portas teria garantidamente documentos e gráficos prontos a fazerem corar o PM), embrulhou todas as críticas ao programa eleitoral do BE (agora completamente desmascarado), ignorou por completo o problema do desemprego, preferindo enterrar-se por completo na questão dos benefícios fiscais. Pelo meio esqueceu-se de criticar o programa governativo do PS.
O BE desiludiu e já se percebeu que Sócrates pretende pegar nos pontos fortes dos adversários para os encurralar: com Portas ganhou na segurança e com Louçã na economia e fiscalidade. A estratégia está a funcionar.
O desempenho de José Sócrates no interessante debate de hoje (que pena ter durado apenas uma hora) só não se pode classificar como "perfeito" porque no melhor pano cai a nódoa e decidiu manchar a sua prestação fazendo um ataque foleiro à visita de Manuela Ferreira Leite à Madeira. Sr. Engenheiro, então e o que tem a dizer da visita de Jaime Gama à Madeira e dos louvores a Alberto João Jardim?

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Estratégia, meu caro, estratégia. Essa parte da Madeira foi certamente dita com dois objectivos:

1. "O PSD é que é o meu adversário".

2. Condicionamento do debate de sábado, desde já de MFL.