domingo, dezembro 16, 2007

O Natal é quando o Homem quer, e a justiça também

Depois dos mais recentes problemas ocorridos na noite portuense, decidiu criar-se uma equipa de investigação e apertar o cerco à criminalidade e às máfias do Norte. Subitamente, começam a aparecer resultados: 14 indivíduos são detidos por associação criminosa, homicídio voluntário, tráfico de estupefacientes, uso e porte de arma ilegal, etc.
De facto, quando se quer, nem é preciso insistir muito, que as coisas acontecem, o combate à criminalidade é feito com eficácia e tudo se resolve. Tudo isto me leva a pensar que, em Portugal, a justiça é como o Natal: quando o Homem quer. Concluo ainda que o Homem (órgãos competentes) só pensa em fazer "o Natal acontecer" quando o cerco aperta e não tem outra saída. Até lá, deixa andar que tudo se vai empurrar com a barriga, ou não estivessemos em Portugal, onde primeiro remedeia-se e só depois se previne, se é que isso sempre aconteça.
Pergunto: porque é que não se criam mais equipas de combate ao crime em áreas críticas no nosso país como o tráfico de estupefacientes, o tráfico de armas, e o uso e porte de arma ilegal? Porque não se criam mais equipas de combate aos crimes violentos? Porque não se criam equipas de combate aos crimes de fuga e evasão fiscal? É por estas e por outras que ainda temos muito chico-espertismo em Portugal: só depois do mal acontecer é que se pensa em agir. Não será possível combater o crime antes dele tomar outras proporções?

1 comentário:

Pedro Malaquias disse...

Toda a operação foi preparada antes da criação da equipa...