segunda-feira, abril 23, 2007

Um exemplo PARA Portugal ou um exemplo DE Portugal?

Um exemplo DE Portugal

Confesso que fiquei chocado quando li no Correio da Manhã deste sábado "Senhora Política" e vejo lá a foto e o nome de Marta Rebelo, a assistente da Faculdade de Direito de Lisboa. Fico ainda mais chocado quando, ao fazer uma pequena pesquisa na net, vejo textos como "Marta Rebelo, a imagem feminina do PS de Sócrates". Calma meus senhores! Que isto seja a imagem feminina do PS de Sócrates, não duvido. O PS já nos habituou a maus exemplos. Estou para ver quando é que surgem os textos "um exemplo PARA Portugal". Marta Rebelo não é um exemplo PARA Portugal, mas um exemplo DE Portugal. Representa a mulher e a política portuguesa com todos os seus vícios:
- tenta aproveitar-se do facto de ser mulher para subir na vida;
- muito se comenta sobre o seu percurso académico (e não me refiro ao diploma porque esta tem diploma verdadeiro);
- muito se conta sobre como subiu no partido;
- é a clássica "lambe-botas" para quem os fins justificam todos os meios.

Isto, para mim, não é o que se quer de uma mulher. Uma mulher quer-se justa, competente, responsável, que conquiste as coisas por mérito e não se aproveite da sensibilidade hormonal dos velhadas que por aí andam. Acredito que até seja parcialmente profissional e competente, mas certamente não são esses os seus argumentos para conseguir aquilo que conseguiu e que continua a conseguir.
Recordo sem saudade, dois episódios tristes protagonizados por Marta Rebelo, a "lambe-botas" de serviço do PS e da FDL:
- Janeiro de 2005 e a AAFDL organizou um debate político com a presença, entre outros, de Manuel Alegre. Quando o poeta chega à instalações da Faculdade, eis que surge Marta Rebelo, entre as RP da AAFDL, agarrando-lhe no braço e dizendo "deixem estar que eu é que levo o senhor a partir daqui". Ora, Marta Rebelo, a AAFDL está ao serviço dos alunos, e não ao serviço de terceiros para quem tudo vale para conseguir subir uns degrauzinhos na política. A Marta leva Manuel Alegre para o Bar Velho, sendo que este logo fugiu da sua companhia e refugiou-se no WC. De lá, foi directamente para o local do debate e deixou a Marta sozinha no Bar. Subitamente surge ela a correr atrás dele, mal o vê a entrar no auditório e pergunta-lhe "então não me disse nada?", ao que Manuel Alegre diz "estava com pressa". A lapa não descolava e queria continuar a sua missão de bajulação e sentou-se na fila da frente sempre de olho no poeta. A certa altura, quando saiu, escreveu um bilhetinho a Manuel Alegre e pediu a uma das RP da AAFDL que lho entregasse. A mesma, dirige-se a Manuel Alegre e diz-lhe "A Dr.ª Marta Rebelo pede-lhe que lhe entregue este papel", ao que o mesmo reage com um "quem?!", e a RP diz "aquela ali em baixo", Manuel Alegre recebe-o e pura e simplesmente ignora-o! A Marta sai do auditório a fazer um sinal e um sorriso ao deputado e abandona o espaço com a sensação de missão cumprida.
- Mário Soares foi à FDL no decorrer da campanha para as presidenciais. Quem se via no meio da multidão, sempre atrás do ex-Presidente da República e a chegar-se o mais à frente possível para ser vista no meio dele? A Marta, pois claro. O azar da vida dela é que Mário Soares não lhe ligou nenhuma e preferiu falar com o Presidente e com o vice-Presidente da AAFDL, do que ouvir a conversa a que já devem estar habituados a ouvir os homens fortes do PS: o "engraxa" do costume e a humilhação de uma tipa que só assim chega longe.

Há que não esquecer a campanha de Sócrates nas legislativas, onde se via na televisão Marta Rebelo a fazer poses para a câmara, imediatamente ao lado ou atrás daquele, de uma forma que só me faz recordar um personagem: o famoso emplastro do Porto que faz questão de se colar atrás dos jornalistas. Só mudava a pessoa, porque a pose e a intenção eram as mesmas: aparecer!
Meus caros, se querem ser credíveis, se querem chegar algum dia a algum lado, cheguem pela via mais difícil, mas pela via mais dignificante: a do mérito! A da bajulação, a do "lambe-botas", a essa é um exemplo DE Portugal, mas como todos já vimos homens e mulheres como a Marta Rebelo, não é o que este país precisa.

5 comentários:

Pedro Sá disse...

Não me vou pronunciar sobre as opiniões que aqui estão. Apenas dizer três coisas do domínio dos factos:

1. Como é da natureza das coisas, no caso concreto a meteórica ascensão deve-se a ser muito próxima de pessoas muito próximas de António Costa. Por outro lado é mulher (há quotas para preencher, infelizmente), e o facto de ser docente universitária é algo que ajuda nestas coisas em todos os partidos em geral, e no PS muito em particular.

2. Manuel Alegre é malcriado. Atitudes como esta ou piores da parte dele conheço várias. Trata abaixo de cão todos aqueles que considera abaixo dele (99% das pessoas, ou mais), e derrete-se com quem considere ao seu nível.

3. Mário Soares no seu melhor. Queria saber era das histórias da faculdade e não do resto eehehheeh por estas e por outras é que o adoramos :))))

Pinokio disse...

Dj foste grande no dia que escreveste isto. Esta senhora para além de mau exemplo na politica também é um mau exemplo de uma boa professora. Mal vai o ensino quando temos uma professora que ao longo dos anos em que dá aulas falta mais que as aulas que dá.Esta senhora da-se ao luxo de faltar quase 3 meses seguidos, indo dar uma aula numa semana em cada mes. Ainda se dá ao luxo de dar um teste para fazer, teste esse corrigido anteriormente na aula, e dar a mais de metade da turma nega.Ora, sendo que ela corrigiu o teste anteriormente, sabendo que os alunos não são assim tão burros que não estudem os testes dados, principalmente quando sabem que o teste vai ser um caso prático, que não estudassem aquela resolução. Mas na questão das notas já sabemos como funciona a fdl. Creio que se aperceberam que é mesmo por preguiça que fez isto. Aliás, começo a duvidar que alguns profs vejam realmente os testes dos alunos...

Irónico é depois andar com desculpas aos alunos que está doente e afins e depois no mesmo dia aparecer na tv na campanha do sim ao aborto. E os boatos sobre esta senhora são mais que muitos, como toda a gente sabe. Como eu costumo dizer não passa da bonequinha do Socrates. Quanto as capacidades fisicas da senhora, sinceramente deixa muito a desejar. Um bocadinho mais de xiça ficava-lhe muito melhor.E silicone tb.

E Pedro Sá, andas desaparecido pá, arranjaste gaja indo contra todos os teus principios ?? :P

Pedro Sá disse...

Estou a fazer o mestrado, se estou no IRC também é mais uma distracção para o estudo...apenas isso.

Pinokio disse...

Nesse caso boa sorte \o

gandratruck disse...

quando se quiserem ver livres de certas pessoas, mandem-nas de camião...
um abraço, adorei este texto.:D
obrigado pela visita