sexta-feira, abril 06, 2007

Impensável!

Censuro a mais recente "notícia" (que nem é notícia, dado este ser um assunto já muito batido) que nos adianta que o PSD pretende privatizar a RTP. Das duas uma: ou Marques Mendes acha que a privatização da RTP é mesmo solução, Marques Mendes está num estado de desespero tal que o levou a perder o juízo e a propôr uma coisa destas. Ambas são viáveis e ambas censuráveis!
Todos os países desenvolvidos da União Europeia têm os seus canais de televisão estatais. Portugal não vai ser excepção e nem falem em contenção de custos, que já não suporto que me tirem mais uma coisa por causa dos ditos custos porque estas "contenções" só violam direitos fundamentais aos portugueses. A RTP é pública e é impensável que, num período em que a RTP tem vindo a melhorar a qualidade, se privem os portugueses de um canal público. O PSD devia olhar para os exemplos da TVI e da SIC, para ver se é esse tipo de canal que querem que a RTP se torne. É certo que não devemos ter canais estatais "só por ter", mas não me parece que seja o caso da RTP, ou sequer da RTP2. Ambas têm conteúdos interessantes, boas audiências e excelentes profissionais (apesar de nem tudo ser perfeito e terem os seus funcionários mais fracos). A RTP apresenta uma desvantagem recente: o controlo e manipulação do Governo sobre o conteúdo noticioso do canal. O ser estatal, logo público, não é sinónimo de ser controlável pelos órgãos políticos estatais em áreas que são da competência de órgãos do próprio canal.
Jamais a privatização da RTP! Tenham dignidade e não permitam que se dê de bandeja aos lobos que por aí andam com vontade de tornar a RTP num canal pobre! Proposta triste esta do PSD, que vejo mais como desespero de causa de querer propôr algo novo (e propõem algo que já é velhinho).

Sem comentários: