sábado, abril 21, 2007

Futurália, FDL e AAFDL

Terminou hoje a edição da Futurália realizada na FIL. De destacar a presença de muitas faculdades e associações académicas, todas a pensar no futuro da sua instituição, da classe e das profissões respectivas.
Em Direito viu-se a Católica, a Nova e Coimbra. Mas... e a FDL? E a AAFDL?
Quer-me parecer que o futuro não passa por aqui. Estas instituições começam a perder-se para o futuro, ou então acham-se demasiado especiais para surgirem em eventos desta envergadura. Tão especiais, tão especiais, que tendem a desaparecer. Acho bem que assim seja, ou não, pois talvez um dia possa contar aos meus netos que estudei na Faculdade de Direito de Lisboa e fui dirigente da AAFDL quando estas instituições ainda tinham prestígio nacional e supra-nacional.

7 comentários:

Unknown disse...

Mas dj, com sinceridade, estava lá por acaso a Aefdunl? Ou a Aaducp? Ou o nucleo de direito da AAC? O que é a AAFDL tem a ver com isso? Pelo contrário os actuais dirigentes têm contribuido para uma melhor academia, defendendo os direitos de tds os alunos.

Rita Paias disse...

Concordo plenamente com o Fernando. Se queres um exemplo do empenho desta associação na defesa dos alunos tenta saber qual foi das poucas associações que mais interveio. Queres uma pequena ajuda? AAFDL.Criticar é uma coisa, mas ao criticares injustamente e sem te informares primeiro corres o risco de estares a faltar à verdade.

ATG disse...

Fernando e Rita,

ninguém disse aqui que a actual AAFDL não defende os interesses dos alunos. Leiam melhor o que aqui foi escrito.

Recordo-me é dos tempos em que a AAFDL e a FDL estavam em todas e não perdiam uma oportunidade para promoverem as respectivas marcas como forma de liderarem tudo o que envolva o Direito e o seu ensino em Portugal. Recordo-me... porque cada vez vejo menos isso e esta Futurália é só um dos vários exemplos disso.

E vão ter que dar o braço a torcer: o prestígio da FDL é cada vez menor, a mesma está a ser ultrapassada pela Nova sobretudo (a UCP mantém as suas fasquias e reputação), e a AAFDL começa a perder a visibilidade.

Vejam lá se começam a ler melhor o que é escrito, porque ninguém falou em não defender interesses dos alunos. Aliás, isso nem sequer foi falado. Mas deixem-me dizer-vos uma coisa: uma Direcção que nem sequer se recorda do que foi feito em Março de 2005 e em Outubro de 2005, não me parece que saiba muito bem o que é defender interesses dos alunos. Ou então até sabem, mas querem abafar isto. Já vão dois anos seguidos em que esta data histórica é esquecida.

ATG disse...

Continuem a deixar a imagem da FDL ficar como 2.ª ou 3.ª opção e continuem a viver do "nós defendemos os direitos dos alunos". Isso é tudo muito bonito e útil, mas falta a outra componente: tratar da imagem da FDL também é do interesse dos alunos e da classe!

Se fossem outros pressionavam a FDL para que esta se fizesse representar na Futurália. É o mínimo. A FDL continua a ficar para trás em grandes eventos e vê as outras passarem. Este ano a história das médias só não vai ser mais chocante porque vão reduzir o número de vagas, caso contrário...

Abram os olhos: defender os interesses e os direitos dos alunos não é tudo. Há que defender a instituição onde estão!

DSF disse...

Receio bem que desta vez a crítica que DJ faz á AAFDL tem razão de ser, e estou bem à vontade para falar nisso já que apoiei e continuo a confiar totalmente nas pessoas que actualmente dirigem a AAFDL, que me parece que defendem bem os interesses dos alunos, embora esteja hoje em dia mais distanciado. Mas não devemos cegamente apoiar todas as decisões daqueles em que acreditamos, sob pena de perdermos o nosso melhor: o nosso espírito crítico e independente.

Em relação ao assunto do post, realmente houve uma grande falha da marca "FDL" em não estar presente num evento tão amplamente divulgado em Lisboa e na comunicação social. Estive na Futurália e as maiores concorrentes da FDL estavam lá. Pondo-me no lugar de um jovem que vai entrar no ensino superior daqui a 3 meses e indo eu a esta exposição, obviamente ficaria deveras impressionado com as faculdades de Direito que ali se encontravam. As que não estavam, bem, ficaria sempre pelo menos na dúvida do como seria actualmente o seu funcionamento.

Numa era em que a publicidade e o marketing são importantíssimos, foi um grave erro não estar nenhuma das instituições que representam a FDL nesta exposição. se a FDL em si, representada pelo Conselho Directivo, não se dignou a etar presente no evento, então creio que a AAFDL tinha o dever de lá estar... Mais vale gastar dinheiro nisso do que por exemplo.... em viagens para 10 meninos irem à Bélgica ;)

tulipa_negra disse...

Realmente foi uma falha o facto de a FDL, enquanto faculdade de direito nao estar presente, sendo que era uma forma de expormos a faculdade aos alunos que vao para o ensino seperior.
Quanto à AAFDL nao foi por falta de interesse que nao esteve presente na Futuralia, mas por informaçao da mesma tardia, o que nao permitiu a participaçao na mesma.
Por outro lado informo-te que a Futuralia, ou o Forum Estudante como era conhecido, se realiza desde 1989 e nao tenho conhecimento que alguma vez a FDL ou AAFDL tenham estado presente, pelo menos nos ultimos anos, para que só hoje exista esta critica.
de facto, há uma falta, mas que é sobretudo da FDL enquanto instituiçao, que nao esteve presente do mesmo modo que Coimbra, Nova ou Católica, que segundo a lista de participantes estavam presentes enquanto Universidades e nao por cursos ou associaçoes.
Mas é um facto que a FDL se quer continuar a ser a instituiçao que tem sido durante todos estes anos, em que o prestigio e a reputaçao nao lhe faltam vai ter que investir mais.
Acredito que a AAFDL apesar de nao estar presente na futuralia, tem feito um trabalho notavel neste aspecto, atraves de outras iniciativas nao menos importantes como o open day,...

ATG disse...

tulipa_negra,

acredito que tenha feito um bom trabalho nesse aspecto, apenas acho que a defesa dos direitos e dos interesses dos alunos, passa também pela defesa da imagem e do prestígio da Faculdade.

E nem em tudo se deve esperar que a FDL aja. Quando a FDL não age, nada como mostrar como se faz. Á AAFDL cabe a defesa da imagem da classe e da casa.