quinta-feira, maio 15, 2008

Uma nova mentira

José Socrates anunciou há cerca de 3 semanas que iria pedir um parecer à Autoridade para a Concorrência relativamente ao aumento do preço dos produtos petrolíferos, que entretanto há 2 dias voltaram a aumentar 3 centimos por cada tipo de combustível.
Puro show off.
Se o Primeiro-Ministro estivesse de facto preocupado com a escalada de preços que se tem verificado e onerado de forma insustentável as famílias e as empresas, teria seguido as recomendações da AdC que em 2004 recomendou "ao Governo para que sejam removidas as barreiras à entrada de novos operadores no mercado nacional dos combustíveis, nomeadamente através da autorização de mais postos de abastecimento junto dos hipermercados".
Sabe muito José Socrates da existência desta recomendação, mas até hoje não tomou uma única medida para que a recomendação da AdC fosse seguida e implementada.
O que toda a gente sabe é que de quanto mais aumentar o preço dos produtos petrolíferos, mais receitas fiscais arrecadará o Estado por via do IVA e do ISPP. E isso dará muito jeito, ainda para mais quando a economia portuguesa e europeia começam a dar sinais de arrefecimento, baixando consequentemente as receitas fiscais.
Mais uma vez o PM mente ao país e apenas faz uma coisa bem feita: propaganda.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Esta deve ser a única crítica com pés e cabeça relativamente à atitude do governo perante o problema que eu já vi.