segunda-feira, maio 12, 2008

O 4.º lugar do Benfica

Sou benfiquista, mas aceito o 4.º lugar do Benfica. O Benfica, mas sobretudo Luís Filipe Vieira, estava a precisar disto. Este temporada deve servir de reflexão. Dinheiro esbanjado em jogadores de qualidade medíocre, como Makukula, Maxi Pereira e Andrés Dias, por exemplo, época mal planificada, um treinador despedido ao fim de uma jornada de campeonato, outro que se fez despedir, casos de indisciplina, enfim, é toda uma panóplia de acontecimentos tristes no Benfica.
Depois de duas temporadas a começar a época cedo por ter de jogar uma pré-eliminatória da Champions e de andar a fazer contas até à última jornada, o Benfica vai à Taça UEFA. Acho que vai fazer bem ao clube: depois do Euro'2008, os jogadores vêm cansados e precisam de tudo menos de começar a época mais cedo e logo com uma pré-eliminatória que promete fazer tudo menos bem às aspirações do clube para a presente época. Para quê ir à Champions se em Setembro já começam a dar sinais de desgaste? Para correrem o risco de nem à Taça UEFA irem depois? Por 5 milhões de euros valerá a pena tudo isto? Correr o risco de acabar o campeonato novamente em 3.º lugar, voltar a começar a época mais cedo, ser eliminado precocemente das competições europeias, por... 5 milhões de euros? Com o dinheiro investido em Maxi Pereira, mais um 20% do que se investiu em Makukula e tinham-se poupado 5 milhões de euros.
Assim, acho que a ida à Taça UEFA vai fazer bem. A época europeia começará em Setembro e não em inícios de Agosto, o novo treinador vai poder preparar a nova época, vão poder começar com estabilidade e o tempo necessários para se poder fazer uma boa temporada. Estou confiante que com um treinador como deve ser, mantendo os principais jogadores e reforçando com outros é possível o Benfica ser campeão no ano que vem. Os jogadores precisam de uma época em que comecem tarde, sem pressões iniciais. O resto vem por acréscimo. Fico triste por saber que no ano que vem não se vai ouvir o hino da Champions no Estádio da Luz, mas bem lá no fundo sei que é por uma boa causa que isso não vai acontecer. Por uma boa causa se... LFV não voltar a estragar tudo.

Sem comentários: