quarta-feira, maio 07, 2008

Bob Geldof e o Governo angolano

Ontem tivemos mais uma polémica, porque alguém decidiu dizer o que pensa e que até pode não andar muito longe da verdade. Foi censurado por muita gente, e até compreendo os motivos de todos os que o censuraram. São razões bastante pertinentes. Não deixam de ser curiosas as declarações de Bob Geldof, dado que vão totalmente de encontro ao que de certa forma foi aqui escrito no passado dia 2 de Maio sobre Angola. Com a actual gestão angolana, o país caminha para um futuro tão atractivo quanto o presente do Zimbábue, onde se gastam 3 milhões de dólares (americanos) na organização da festa dos 84 anos do Presidente Mugabe, e ao mesmo tempo a taxa de desemprego é de 80%, a inflação superior a 150.000% (!!!), e onde uma banana custa 4 milhões de dólares... zimbabueanos. Ainda sobre a banana e sobre o Zimbábue, e para se ter uma ideia da situação, em meados de 2007, neste Estado africano, uma banana custava 15 vezes mais do que uma casa de quatro assoalhadas sete anos antes. No mínimo, dá que pensar. Este poderá ser o futuro de Angola, onde as casas mais caras do mundo estarão na Baía de Luanda, onde o Presidente e restante família são das pessoas mais ricas e poderosas do mundo e onde 98% do país morre à fome.

3 comentários:

Pedro Sá disse...

Comparar Angola com um crescimento económico de 20% ao ano com o Zimbabwe é de doidos. Com ou sem corrupção.

Márcio disse...

Parece-me de facto uma comparação pouco feliz.Angola tem reduzido a sua taxa de inflação de forma vertiginosa e tem actualmente o nível de inflação mais baixo de sempre.
Se a nível político a discussão pode ser feita,anível económico parece-me uma comparação forçada e errada.

ATG disse...

Márcio,

compreendo que não te agrade a comparação de Angola ao Zimbábue, mas a propósito do comentário que fizeste relativamente à inflação, tenho a apresentar-te tais factos:
- Mugabe chegou ao poder em 1980;
- A esperança média de vida, em 1985, era de 56 anos. Hoje é de 44 anos;
- Antes de 1990, o Zimbábue era um dos cinco países da África subsariana que realizavam eleições livres e multipartidárias. Hoje é o que se sabe;
- Em 1993 o mercado bolsista do Zimbábue registou um crescimento de 123%, tendo sido um dos melhores do mundo nesse ano;
- Em 2001, cerca de 4.000 fazendeiros brancos eram donos de um terço da terra cultivável do país. Hoje, creio que não existem sequer 300 europeus em território do Zimbábue.

Estes são apenas alguns factos para que vejas que mesmo com Mugabe no poder, a vida no Zimbábue continuou a ser um mar de rosas durante muitos anos. Em 1980, 1990 e até mesmo em 2000, se alguém fizesse o comentário que fiz sobre Angola, mas relativamente ao Zimbábue, seria alvo de chacota, porque era impossível que tal ocorresse. O Zimbábue já foi a nação africana mais próspera!! Pensa nisto e nos factos que aqui expus.

Abraço!