sexta-feira, outubro 19, 2007

Robert Mugabe (II)

Reino Unido, Holanda, Suécia, Dinamarca e Finlândia foram países que já assumiram que não marcarão presença na cimeira UE-África caso Robert Mugabe venha a Portugal. Com o passar do tempo, parece que os restantes Estados-Membros vão no mesmo caminho dos já enunciados.
Sócrates tem quatro soluções: rezar por um milagre e esperar que o Zimbábue se faça representar por qualquer outro elemento do Governo que não Mugabe e a cimeira realiza-se com todos os representantes europeus e africanos; excluir o Zimbábue da cimeira UE-África e corre o risco de realizar mais uma cimeira UE; não realizar a cimeira UE-África; ser esperto e realizar a cimeira Portugal-África, com ou sem Mugabe, e aproveitar para negociar em favor de Portugal aquilo que seria negociado a 27.
Eu optaria pela última solução, mas da maneira como são as filosofias socialistas e portuguesas, o melhor que conseguiríamos seria mais uma encrenca para Portugal e obrigar o Estado português a conceder mais nacionalidades, subsídios, entre tantas outras coisas.
Realmente, se calhar é melhor deixar os britânicos, os italianos, os franceses, os espanhóis, os alemães e os polacos negociarem por nós. Não ganhamos nada, mas também não perdemos.

Sem comentários: