segunda-feira, julho 13, 2009

António Costa, qual São Vicente, acompanhado por dois corvos: Sá Fernandes e Helena Roseta

O actual Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, parece disposto a tudo para renovar o seu mandato na capital. Depois de, a menos de três meses das eleições, ter pago com dinheiro camarário a divulgação de verdadeira propaganda eleitoralista na edição do passado domingo do Público, e após convencer um Sá Fernandes já cansado de dar uma de "difícil" por ver o tempo apertar e ninguém se mostrar disposto a renovar-lhe o poleiro, aliás, pelouro, na capital, eis que agora parece apontar os canhões a Helena Roseta.
Aquela que há dois anos foi negligenciada pelo PS e por Costa após personificar um género de Manuel Alegre no feminino, agora parece ser vista por António Costa como cheia de virtudes (leia-se apoiantes/votos) e de anos de serviço público capazes de fazer a diferença na sua candidatura.
Santana Lopes parece mesmo destinado a ganhar as próximas eleições se Costa não agir rapidamente, mas começo a duvidar de uma estratégia eleitoral de um verdadeiro São Vicente disposto a dar o ombro a independentes marginalizados pelos partidos que outrora os apoiaram (BE e PS). Iria mais longe e diria que se o candidato pelo PS à capital continuar com o discurso de inclusão de independentes no projecto socialista e afastar o verdadeiro conceito de coligação, não será preciso muito tempo até que Sá Fernandes e Helena Roseta se tornem nos dois corvos dispostos a fazer o funeral ao São Vicente socialista.

3 comentários:

Pedro Sá disse...

Estás redondamente enganado. Costa ganhará dê por onde der. A jogada disto é pura e simplesmente retirar votos ao PCP e ao BE.

Aliás, a quantidade de eleitores PSD e CDS que vão ficar em casa no dia 11 de Outubro será certamente bem grande. E o CDS fez um erro enorme em entrar nessa coligação, facilmente ia a votos e ia buscar uns 6% pelo menos, conseguindo muitos votos de eleitorado de direita que não se esquece da monumental irresponsabilidade de PSL em todos os sítios onde passou. Aliás, se PSL tivesse o mínimo de pudor e de decência já teria abandonado a vida pública, que o homem só deixa asneira por todo o lado onde passa, principalmente em sede de gestão de dinheiros.

ATG disse...

Sá,

como é que tu sabes que os eleitores PSD/CDS vão ficar em casa? Como podes falar com tanta certeza?

Pedro Sá disse...

Verás, meu caro. Tal como aconteceu nas legislativas em 2005. A pessoa é a mesma, e a credibilidade a mesma - zero.

Aliás, como me dizia um militante do PSD antes dessas legislativas, "há derrotas purificadoras".