terça-feira, junho 03, 2008

O emigrante merece mesmo isto?

Emigrantes portugueses na Suiça assistem ao treino de Portugal

Portugal é a única selecção do Euro'2008 que exige que os adeptos paguem bilhete para assistirem aos seus treinos. O preço original é de 15 euros, mas no mercado negro já se vendem a 60. À FPF pouco importa. Interessa é garantir o seu dinheiro que, a fazer contas pelo número de adeptos presentes, 12.000, dão qualquer coisa como 180.000 euros por treino. Os bilhetes esgotaram num ápice para os dois treinos abertos ao público que Portugal realizou.
A justificação para se exigir o pagamento de um bilhete prende-se com o facto de a FPF ter dispendido de 215.000 euros para um relvado novo num estádio que pudesse receber tantos emigrantes portugueses.
A minha questão é:
1- Com tanto dinheiro proveniente de patrocínios e de acções de marketing, etc, porque é que a factura sobra sempre para o mais fraco, leia-se "o povo"?
2- Depois da recepção apoteótica que tiveram na chegada à Suiça, com mais de 10.000 emigrantes a esperarem a Selecção, será que a comitiva não podia ter, no mínimo, ido cumprimentar, agradecer e presentear com autógrafos todos aqueles que só de verem a bandeira portuguesa no país para onde emigraram, choram? Será que ter um técnico e dois jogadores a acenarem ao longe, durante dois segundos, manifesta um mínimo de apreço pelos emigrantes?! Não será o pagamento do relvado por parte dos emigrantes uma manifesta falta de respeito e de desprezo para com eles?
3- Onde é que já se viu jogadores queixarem-se do "excesso de apoio e carinho" que têm por parte dos seus adeptos, associando tais manifestações como causas de pressão extraordinária? Só mesmo em Portugal.
Respeitem o adepto, mas, mais que qualquer coisa, respeitem o emigrante! Há gente que se arrepia só de ver um galo de Barcelos por um segundo que seja, porque se encontra num local cujo contacto com o seu país de origem se resume à comunidade emigrante e à televisão por cabo.

Sem comentários: