sábado, junho 28, 2008

Lá ganhou Mugabe, para não variar...

As eleições decorreram ontem no Zimbabwe. Podemos ver que algo corre mal quando a população local anseia por um pouco de tinta. Não, não é nenhuma tinta milagrosa que sacia a fome. É uma tinta milagrosa que lhes garante a vida. No Zimbabwe, quem vota tem que ter uma tinta no seu dedo, como se pode ver na fotografia, enquanto forma de garantia de terem exercido o seu voto. O facto de terem votado, sobretudo quando quem concorre é o Presidente Mugabe sem opositores que lhe façam frente, significa que compactuam com o regime, independentemente de votarem em branco ou nulo. Tal garante-lhes a vida, ainda que provisoriamente, e a sobrevivência a quaisquer perseguições e torturas feitas pelos "soldados de Robert Mugabe".
Até quando vai aguentar o Zimbabwe esta situação? Até quando persistirá a inércia dos países desenvolvidos? Até quando continuará o apoio dos estados vizinhos do Zimbabwe? Até quando os países desenvolvidos apoiarão esses mesmos estados? Qual é o papel da China? Qual é o papel dos países desenvolvidos face ao papel da China? Aqui estão muitas perguntas às quais muitos não quererão responder. Uma coisa é certa: o Zimbabwe precisa de uma solução... para ontem!
Confesso que nada me daria mais gozo do que ver o actual Zimbabwe ser invadido e Robert Mugabe a ter o mesmo destino que foi reservado a Saddam Hussein: a morte por enforcamento. Também aceito a guilhotina, a cadeira eléctrica e o fuzilamento. A injecção letal não! Acima de tudo gostava de assistir à derrota de Mugabe com Mugabe ainda vivo.

2 comentários:

Pedro Sá disse...

A Venezuela.

Persona Naturale disse...

Para mim devia ser torturado até à morte, com aquelas "maquinetas" usadas pela Inquisição!