sexta-feira, maio 11, 2007

Máfia dos bingos financiou PS no Brasil, queria casino em lisboa e colaborou na campanha de Cavaco

A candidatura de Cavaco Silva às presidenciais de 2005 utilizou, em Oliveira de Azeméis, instalações cedidas por Licínio Bastos, empresário detido no Brasil no âmbito da «Operação Furacão».

Situado em pleno centro da cidade de Oliveira de Azeméis, o espaço que serviu de sede à candidatura de Cavaco Silva foi cedido «a título gratuito» por Aníbal Araújo, responsável pela gestão do imóvel, de acordo com uma declaração do próprio empresário, a que a Lusa teve acesso.

Licínio Bastos está envolvido no processo brasileiro designado por «Máfia das Sentenças», que levou à prisão vários juízes, advogados e empresários, entre os quais outro português, Laurentino dos Santos, por alegadamente negociarem sentenças em benefício do funcionamento de casas de jogo no Brasil.

O empresário foi indigitado para cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio, mas a sua nomeação oficial junto das autoridades brasileiras acabou por ser suspensa.

Segundo revelou o jornal Público, Licínio Bastos tem ligações a vários dirigentes do PS e alegadamente financiou a campanha eleitoral do socialista Aníbal Araújo de candidato a deputado pelo círculo fora da Europa nas legislativas de 2005.

O PSD solicitou quarta-feira a audição urgente do secretário de Estado das Comunidades, António Braga, em sede de comissão parlamentar por causa da nomeação de Licínio Bastos para cônsul honorário.

Os sociais-democratas querem saber se o secretário de Estado das Comunidades «tinha ou não conhecimento» de que Licínio Bastos já estava a ser investigado quando foi nomeado cônsul honorário.

O empresário da área da comunicação social havia sido meses antes cabeça-de-lista do PS pelo círculo Fora da Europa, não conseguindo, contudo, ser eleito.

António Nogueira Leite, o mandatário distrital da candidatura de Cavaco Silva, inaugurou a sede do Edifício Camões, numa cerimónia em que o próprio Aníbal Araújo marcou presença.

Ao que a Lusa apurou, a localização do imóvel - com uma área de 102 metros quadrados - terá sido «apetecida» em actos eleitorais anteriores às «Presidenciais» de 2005, tanto pelo PS como pelo PSD, mas a sua cedência para fins partidários nunca foi permitida.

De resto, aquele espaço apenas recebeu antes da sede de campanha de Cavaco Silva uma exposição de pintura do artista plástico Fernando Veloso, cartoonista do jornal «A Voz de Azeméis» dirigido por Aníbal Araújo.

Empresário da Comunicação Social, Aníbal Araújo foi condecorado em 10 de Junho de 2006 por Cavaco Silva com a Ordem do Infante D. Henrique.

A Lusa não conseguiu ouvir Aníbal Araújo, que se encontra em Salvador da Baía, Brasil, a participar num congresso de jornalismo.

in diário digital



E agora? Onde está o Pai Cavaco? :P

Sem comentários: