sábado, maio 12, 2007

A mania do exibicionismo

Vagueio por alguns blogues e desde logo destaco a mania do exibicionismo e da aparência de que vivem as pessoas. As pessoas gostam de se fazer passar por intelectuais, gostam que as pessoas tenham essa ideia acerca deles. Prova disso é o facto de, subitamente, um número elevado de blogues ter algures numa coluna à direita ou à esquerda, um espaço com a expressão "na mesa de cabeceira", ou algo semelhante e depois exibe-se o livro que se anda a ler, se gostaria de ler, ou que supostamente se gostaria de gostar de ler. Qual a utilidade de ilustres desconhecidos gostarem de colocar um qualquer livro num blogue? Certamente sabem que ninguém vai comprar o dito livro só porque eles o aconselham ou lêem. Qual será então a razão? Exibicionismo e vontade de fazer os outros crerem que estamos perante um intelectualóide, que se farta de ler livros. Qual a vantagem disso? Não sei... mas alguns nem com essa publicidade enganam quem quer que seja. Vão ser sempre ilustres desconhecidos e nunca ninguém os vai levar como intelectuais.
Depois, têm uma apetência para escolher os livros que sabem que os vão associar a essa mesma pseudo-intelectualidade: escolhem escritores de esquerda e alguns clássicos.
O que os leva a fazer isto? Não sei. Mas sei que seria bem mais útil e atractivo se em vez de "na mesa de cabeceira", "no bolso", ou "na mesa", colocassem algo como "no WC", "na gaveta das meias", ou "no microondas" e contassem o que consta em cada um desses universos!

4 comentários:

Pedro Sá disse...

Apenas e só pelo facto de ninguém estar minimamente interessado em saber o que estão a ler...

..... disse...

Refresco-lhe a memória com um post por si escrito no mês passado:

"Ainda assim aproveito este dia para vos recomendar este: "Como se levanta um Estado", cujo autor é o próprio António de Oliveira Salazar e só ao fim de 70 anos após a sua publicação em francês, se o publicou em português!"

Agora pergunto, se acha que as opiniões dos outros são puro exibicionismo qual foi a sua intenção ao recomendar este livro?

Que eu saiba os blogues são ainda hoje um meio de cada um expressar opiniões, gostos, vivências e não acredito que alguém vá comprar algo porque viu recomendado por alguém que nem conhece...

Cumprimentos

ATG disse...

Caro Filipe,

a minha intenção ao recomendar o livro de Salazar, deveu-se ao facto de ter ocorrido uma discussão nos últimos meses a propósito de Salazar, em que assisti a muita gente disparar a primeira coisa que lhe vinha a cabeça a propósito desta figura incontornável da história portuguesa.

Como tal, o conselho de leitura deste livro tornou-se pertinente, dada a referida discussão que, um pouco por todo o lado, colocou Portugal inteiro a falar de Salazar.

Não é tanto um conselho pessoal, ou exibicionismo pessoal, mas antes mais um elemento para ajudar à discussão de um tema tão recente.

Espero tê-lo esclarecido.

Cumprimentos.

Vrilhas disse...

www.caespodres.blogspot.com