quarta-feira, agosto 30, 2006

O meu topo de gama

Agora que tenho o meu passaporte (pep) com papel de segurança com marca de água em todas as páginas do caderno representando o escudo nacional, impressão a dourado do escudo nacional e com a indicação do tipo de passaporte, impressão em tinta invisível, reactiva à luz ultra-violeta, de elementos dispersos simbolizando a República Portuguesa, a União Europeia e a qualidade de documento electrónico, com um chip (que indica que estamos perante um passaporte electrónico) e que esta tecnologia topo de gama "só" me custou 60 euros... vou adquirir a minha nova carta da condução com um processador intel pentium centrino com GPS, wireless, o meu nome escrito a tinta chinesa, tornando-a impossível de ser apagada, com o escudo em relevo, cada uma das estrelas da bandeira da União Europeia em cores diferentes, e a minha foto em holograma.
Com tanto choque tecnológico, ainda ninguém se lembrou de reformar o nosso velhinho Bilhete de Identidade que ainda é do tamanho de um cartão de eleitor e quase do tamanho de uma folha A5? Não só um Bilhete de Identidade mais moderno, mas mais adaptado às necessidades de um documento deste tipo. Até Angola tem um BI mais moderno que o nosso, no qual consta a residência do portador, o tamanho é o de um cartão de contribuinte nosso, etc. O Governo lembra-se de ter boas ideias para algumas coisas (o caso do passaporte), mas para outras mais básicas parece não ter cabeça. Para quando o tal 5 em 1 (BI, carta de condução, contribuinte, segurança social e outro que não me recordo), num tamanho decente? Pode vir com chips, auriculares, hologramas, com alguns jogos e com 2 comandos para jogar com os amigos. Interessa é que venha!

4 comentários:

nunocavaco disse...

Sem dúvida uma questão relevante. Apesar de ser muito crítico em relação à acção governativa, reconheço o esforço de modernização, ainda que haja muito espectáculo.

EuMulher disse...

Ricardo pita... é so para dizer que deixei te mais um comentário no post onde "Nossa Senhora de Fátima apareceu", caso apareças por aqui.;)

RICARDO PITA disse...

É só para te dizer "eumulher" que tal como suspeitei desde inicio esta discussão não me conduziu a lugar algum. mas, de qualquer modo, penso que foi uma troca de ideias positiva.

EuMulher disse...

ricardo pita... por acaso a mim levou-me mas isso sou eu que gosto de reflectir nas coisas. Talvez demais. A uma das conclusões que cheguei foi que este meio é muito limitado para muita coisa.Para te provar algumas coisas terias de estar receptivo e aberto a tal e nao partires logo do principio que nao existem. E aqui não tenho como te fazer mudar de ideias. Certas coisas não se aprendem lendo mas vivendo-as. Mas gostei desta trocas de ideias. Quem sabe no cruzamos por aí noutras. Beijinhos