terça-feira, agosto 01, 2006

MTV: 25 anos

Cumpre-se hoje o 25º Aniversário de um dos maiores fenómenos da televisão e da música: a MTV. Foi a 1 de Agosto de 1981 (ehehehe sou mais velho que a MTV) que se iniciaram as emissões deste canal, que logo começou a ser um fenómeno de popularidade e que 25 anos depois, arrasta milhões de telespectadores a assistir os seus programas e videoclips.
Antes da MTV, já se exibiam certos videoclips em alguns programas de televisão, mas nada como um canal dedicado só à música! Foi com esses programas que surgiu uma das mais famosas músicas de sempre, dos Buggles, mas foi com a MTV que o "Vídeo matou a estrela da rádio". E foi com o Video killed the radio star que a MTV iniciou as suas emissões. Seguiram-se Pat Benatar, Rod Stewart, The Who, PhD, Cliff Richard, The Pretenders, Tod Rundgren, REO e Styx. Foram estes os primeiros 10 cantores a passar na MTV.
Desde então, a MTV tem sido um ponto de passagem obrigatória para os melhores cantores de cada uma das épocas (80's, 90's e 2000's). Vou aqui destacar alguns dos videoclips que passaram inicialmente neste canal de TV e que, para mim, são alguns dos melhores videoclips de sempre: Michael Jackson - Thriller (este para mim, sempre foi o melhor de sempre), Madonna - Material Girl, Pat Benatar - Love is a Battlefield, Kate Bush - Babooshka, Bananarama - Venus, Bangles - Walk Like An Egyptian, Queen - A Kind Of Magic, Eurythmics - Sweet Dreams, Nirvana - Smells Like Teen Spirit, Gwen Stefani - Rich Girls, Fatboy Slim - Right Here, Right Now, Madonna - Die Another Day, entre muitos outros. Há sempre um videoclip muito bom para apreciarmos.
É assim a nossa MTV, que hoje já não se dedica apenas a videoclips, mas a programas com convidados musicais, e outro tipo de programas, desde os apanhados que testam a paciência das pessoas e se passarem no teste recebem 100 dólares, até aos Room Raiders, e ao Pimp my Ride. Está a tornar-se diversificada e mesmo visando o público juvenil, não deixa de ser um fenómeno de popularidade entre miúdos, jovens, adultos e idosos. Isto, claro em países mais desenvolvidos. No nosso, ainda é apenas um fenómeno de miúdos, jovens e jovens adultos.
Go MTV e continuem a matar mais estrelas da rádio!

1 comentário:

ATG disse...

Por acaso o que costumo ver na MTV, quando vejo, são alguns videoclips. No entanto, sei dos outros programas, por causa da publicidade que passa a meio. Não me sinto, de todo, brainwashed. Alguns videoclips acho verdadeiras obras de arte, e ainda bem que passam na tv, porque são realmente merecedores disso.