domingo, abril 26, 2009

Canonização de Nuno Álvares Pereira

Nuno Álvares Pereira vai hoje a "canonizar". Não tenho nada contra as canonizações e outras actividades da Igreja Católica, mais não seja porque não me identifico com ela. Mas o que me incomoda é saber que contribuo com impostos para uma estação pública de televisão que decide transmitir a cerimónia de um culto católico num país que se diz laico. A TVI e a SIC transmitirem, não me aquece nem arrefece. Mas se a RTP quer fazer essa transmissão, então também tem a obrigação de transmitir directos de eventos especiais das Testemunhas de Jeová, dos Mormons, da IURD e dos islâmicos e ainda as palestras do Dalai Lama no Pavilhão Atlântico de cada vez que cá vem. O que não aceito é que as escolhas de alguns portugueses sejam satisfeitas e as dos restantes não.
Alerto o Sr. Presidente da República, o poder político e a administração da RTP a consultarem o artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa: "Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de (...) religião...". os Católicos ainda continuam a ser (muito) beneficiados relativamente aos que professam outros credos, aos agnósticos e aos ateus. Laicismo, sabemos o que é?!

3 comentários:

jorge vicente disse...

por acaso, o telmo correia disse que a principal razão que o fez aceitar a proposta de paulo portas foi: a grande importância que nuno álvares pereira teve para a nossa história.

eu não concordo com a canonização de ninguém nem acho que a comprovação de milagres sejam motivos suficientes para canonizar alguém. já tem sido estudada cientificamente a ligação forte entre a fé e a saúde. vários "milagres" podem ocorrer se a pessoa tiver uma fé magnificada.
claro que isto tem muito mais a ver com a mente e a capacidade enorme que o nosso corpo tem de se auto curar do que a intervenção de terceiros, neste caso, nuno álvares pereira.

o principal motivo para me interessar pela canonização é tão-só aquilo que ele fez: salvou portugal da dependência em relação a castela, tinha uma relação forte com todos os seus homens, era corajoso, simples (ao contrário de d. joão I, que, apesar de todas as suas virtudes, sempre foi muito hesitante naquel
e período da história - quase que foi arrastado para matar o conde d'andeiro) e bom português (embora eu não saiba o que isso quer dizer LOL).

um grande abraço
jorge vicente

João Alves das Neves disse...

Gostaria de indicar o texto de João Alves das Neves sobre a santificação do D. Nuno, em seu blog: http://joaoalvesdasneves.blogspot.com/2009/04/nunalvares-o-condestavel-de-portugal.html

Pedro Sá disse...

Não me parece que possa ser comparável, considerando que 80 a 90% dos portugueses são católicos.

Ridícula foi a preocupação com isto como se fosse assunto nacional, quando é um assunto meramente religioso.