segunda-feira, abril 13, 2009

Manuela Ferreira Leite cabeça de lista do PSD às europeias?

E se Manuela Ferreira Leite (MFL) fosse a cabeça de lista do PSD às europeias? O PSD ganharia uma candidata forte (possivelmente a única disponível) para o Parlamento Europeu e aumentaria as possibilidades de ter resultados mais positivos do que os que terá com desconhecidos. A solução "Paulo Rangel" será o derradeiro tiro num partido já de si moribundo que não só perderá as legislativas como as europeias, restando ao partido garantir as Câmaras que actualmente tem em seu poder. Assim, a única hipótese aparente do PSD ter possibilidades de sair vencedor de qualquer uma das eleições que aí vêm passará por lançar a sua líder para as europeias.
Esta solução apresenta várias vantagens para o partido: MFL poderá liderar o PSD nas europeias e, posteriormente, nas legislativas, sem comprometer a sua posição, garantindo, deste modo, que o partido luta de igual para igual com o PS pelo menos nas eleições ao Parlamento Europeu; se MFL vencer as legislativas, cenário pouco provável, poderá abdicar do seu cargo de eurodeputada em favor do primeiro elemento não eleito, podendo apresentar a mesma lista que apresentaria caso não tivesse avançado e com a possibilidade de recolher mais votos; um bom resultado do PSD nas europeias poderá reduzir a possibilidade de ocorrer um novo desastre nas legislativas; a líder do PSD garante um cargo que não passe pelos bastidores ou pela Assembleia da República, algo visto nesta altura da sua carreira política como um retrocesso.
Não é usual o líder de um partido ser o cabeça de lista às europeias, mas a solução do PSD poderá ter mesmo que passar por aí caso não consiga um nome sonante, sob pena de se afundar ainda mais junto do eleitorado.

Sem comentários: