quinta-feira, julho 17, 2008

Princípio do contraditório

Porque este blogue é um espaço democrático e porque também é importante conhecer o outro lado da moeda e conhecer opiniões diferentes de terceiros com tanta legitimidade para as ter como cada um de nós tem a sua, a pedido do leitor Vítor Serrano, o Bar Velho Online vem por este meio respeitosamente publicar o conteúdo do e-mail que o mesmo nos enviou e pediu que aqui fosse exposto:

"Caríssimos

Venho por este meio solicitar que, atendendo aos posts acerca dos ciganos, deêm a oportunidade de que se apresente uma argumentação que refute algumas ideias que vejo expressas no blogue, as quais considero, no mínimo, erróneas e descriminalizantes para com os ciganos em geral (entenda-se : comunidade).
Creio que não seja necessário apelar ao vosso espírito de pessoas do Direito, para além disto, para que deêm acesso à expressão ora de defesa , ora de concórdia, ora de outras vicissitudes no bogue, de uma interessada parte que enquanto membro da comunidade estudantil, democrata, humana e cigana, gostaria de ver atendida com a legitimidade que é antes do mais um direito e uma dignidade a respeitar e a estimar na grande comunidade democrata e de Direito que ousamos pensar que somos.

Peço que façam este texto constar no blogue, em defesa de uma certa posição, que assumo, enquanto representante, não dos ciganos, mas da JUSTIÇA devida. Assim, adianto um comment ao post do Amigo DJ, que tem o título de: "Ciganos, Loures e pouca vergonha - II " - isto porque este meu comment ultrapassa os 300 caracteres máximos que o sistema informático do blogue permite a um comment. Peço, então que este texto seja totalmente publicado, na página principal do blogue. Outras mensagem poderei sugerir no futuro acerca de alguam problemática social mais ou menos ligada à minha comunidade cigana.
Obrigado, certo de que serei prezadamente entendido.

Saudações académicas, Vítor 17/7/8

Comment:
Concordo com o nr1, desde que se julgue atendendo ao caso concreto.
Concordo com o nr 2, desde que se prove que eles não trabalham, juntam dinheiro e invistem numa vida, como quaisquer outros.
Não concordo com o nr 3, por razões que considero óbvias ao senso comum, e acredito que todos devem zelar pela sua integridade ao ponto de evitarem ser prejudicados.
Concordo com o nr 4, sempre, e espero que os negros e ciganos aprendam a dar a outra face e a relevarem coisas que podem ser desconsideradas como sendo de lana caprina, em vez de se despeitarem e agirem violentamente. Não acredito que sejam só os ciganos a começar com as maldades.
Concordo com o nr 5, e acho que deve ser aplicado sempre e em todas as situaçãos do tipo, seja em relação a quem for...
Tudo o que o amigo escreveu demonstra um espírito, que é no entanto, descriminante em relação ao "ciganão".

Obrigado pelo seu e-mail, Vítor. Esperamos que continue sempre com o mesmo espírito aberto ao debate, ao diálogo e à troca de ideias e experiências, pois só assim será possível ter esperança num futuro que se quer de paz e consenso.

Sem comentários: