sábado, março 25, 2006

Venusmonti - Tuna Académica da FDL

A minha (versão da) história

Mesmo antes de entrar na FDL ou na vida académica, já assistia com entusiasmo às actuações das tunas académicas e era um sonho pessoal um dia, quando viesse a entrar no ensino superior, ser membro de uma tuna. Assim que entrei na FDL, por volta de Fevereiro, enchi-me de coragem e fui à sala da tuna da FDL- a Venusmonti- e lá iniciei a minha aventura na vida das tunas, que se prolongou até ao ínicio do 4º ano.

Creio que só quem passou pela tuna, sabe o que significa o espírito académico, já que é muito difícil em Lisboa ter uma convivência académica como se tem em Coimbra, em que o companheirismo, a amizade, a loucura, as noites longas de paródia total são um marco na vida de um estudante.

Serão inesquecíveis os momentos fantásticos que passei nas actuações de Coimbra, em 2002, na Queiam das Fitas. No Festival da Católica, em 2003, onde dominámos o festival todo com a nossa loucura, e onde houve a maior caça ao "recuerdo" de sempre. O Festival Saloio de Tunas, em 2004, onde mais uma vez fomos os reis do Festival, com a célebre actuação com a Tuna da 3ª Idade de Loures e com o episódio "Fernanda do Diamante", além do Presidente da Câmara de Loures ter sido obrigado a ouvir-nos 30 minutos por termos perdido o festival. Lembro-me ainda da actuação em Cuba do Alentejo, onde conhece-mos o Sr. Chico Baião (Mocidade, Mocidadeeeee...), entre muitos outros grandes momentos que eu nunca irei esquecer.

Mas como é obvio, também no seio da Venusmonti houve lutas de poder, que no final acabaram com a própria tuna. Desde que entrei, até 2003, quem mandava na tuna eram os mais veteranos, que estavam em minoria de elementos. Em 2004, com a passagem ao poder dos elementos mais novos, devido a uma luta interna que surgiu antes do Festival Saloio de Tunas.

Para mal da FDL e dos elementos que adoravam a tuna, em Novembro de 2004, o Cosnelho de Veteranos da Venusmonti resolveu expulsar 80% dos membros, todos eles elementos não ligados à facção que tinha perdido as rédeas do poder em Fevereiro de 2004. E assim acabou a Tuna, nunca mais houve actuações, não existem novos elementos. o Fim.

Deixo aqui um enorme abraço de amizade aos meus amigos e companheiros de viagem de 3 anos de Venusmonti: Rikita, Sampaio, Garcia, Cyprien, Violento, Tropa, Sandes, Eurico, Michel, Falha, Sanita, Repórter, Cubano, Abdul. Se me esqueci de algum , peço desculpa.

Nunca me irei esquecer:

VENUSMONTI, CONA CHATUNS, CARALHUS GROSSUS ET PINTELHUDUS!!!

P.S. Quem quiser saber mais sobre a tuna visite aqui.

10 comentários:

Briosa disse...

Olá a todos os Tunos e ex-tunos da Faculdade de Direito de Lisboa.
É engraçado ler estas linhas e reviver momentos, para mim tão importantes e significativos, do meu passado académico. O meu nome é António Adão e fui um dos Fundadores da Tuna Académica da FDL, em 1992. Um dos Fundadores, digo, porque nesse ano surgiu na Tuna um antigo aluno, que havia fundado e integrado a tuna alguns anos antes. Espero que surja mais alguém a (re)fundá-la novamente, pois a Tuna é de todos os alunos da FDL que por lá passaram e quiseram viver aquela tertúlia musical.
Mais nomes para juntar aos que aqui deixaste:
TóPê, Pedro, Benja, Bunny, Carla, Duarte, Filipa, João Xavier, Catarina, Raquel, Ana, Ana, Ana, Jorge Paiva, Sofia, Matilde, Edu, Marco, Vidigueira, Larisma, Fonte, Pata, Carla, e muitos mais que também agora, na oportunidade deste comentário não consigo recordar. Espero que mais tunos vejam esta página e aídeixem mais nomes e testemunhos de uma convivência que, por vezes, ultrapassava a vida real, fora das paredes da FDL, fora das portas da Tuna.
é engraçado ver também, que o nome Venusmonti, que já surgiu perto no último ano do nosso curso, ainda perdura. É bonito reviver e ver que a Tuna durou.

bem haja!

Tó Pê

Norberto Teixeira disse...

Tó Pê, imperdoável, esqueceste-te dos velhinhos...Náná, Tiago de Matos Fernandes, Norberto Teixeira, (o Rodolfo Valentino)...quase desde o seu início
Quem quiser tenho fotos memoráveis..ainda as conservo e posso colocar na net...
Vidigueira, Salva Terra de Magos, Filme da Holanda no Castelo de São Jorge, "Doutores & Engenheiros" Monte da Virgem TVI, São Domingos de Benfica, etc. etc.
Uxbridge, United Kingdom
28 Maio de 2009
neteixeira@yahoo.com

Unknown disse...

O nome Venusmonti surge justamente em 1996, aquando da separação da Tuna Mista em duas Tunas (masculina e feminina). Eu tinha por hábito brincar ao latim vernáculo, e nas derivações do verbo "conacere" ("conhecer", numa versão aldrabada), lá me saiu a um "conachatum", para a terceira pessoa do plural ("conheceram"). Do cona-chatum para o monte-de-vénus (Venusmonti) foi um pequeno passo... os meus saudosos colegas acharam graça, e decidiram baptizar a recém-constituida Tuna masculina de "Venusmonti". Até hoje...
Também como tuno co-fundador, nos idos de 1992, faço minhas as palavras do Topê: que haja sempre alguém a refundar a Tuna. Numa Faculdade tão "cinzentona" como a FDL, faz bem um mínimo de "cor"... saudações académicas do velhinho Tiago Matos Fernandes

Briosa disse...

Tiago! Há tanto tempo! Que saudades rapaz. Manda-me o teu contacto, please! Norberto, envia também, pois só consigo falar convosco através deste blog. Ainda bem que existe! E que giro estarmos agora a falar através dele. É bom ver que não sou o único a pesquisar Tuna da FDL na net. Pois foi assim que aqui cheguei. Tenho tido notícias Vossas através de um ou outro qude vou encontrando nos bancos de jardim enquanto damos milho aos pombos e brincamos com os netos. Mandem notícias. O meu e-mail é antonio.adao@zon.pt. A Raquel e a Catarina querem juntar-nos num almoço/jantar de "old timers", para voltarmos a beijar o "Grande Tuno" e rviver um pouco daqueles tempos em que a "Estudantina ia folgada". Cá (lá) vos aguardo! Aquele Abraço!

Mirmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirmo disse...

Isto das novas tecnologias tem as suas surpresas...

Tó-pê: que alegria saber de ti após tantos anos!

Estive a falar há momentos no Facebook com a Raquel e estamos a tentar reunir por lá o maior número de ex-tunos possível.

P.f., mandem-me os endereços de e-mail!

Norberto: Que bom saber de ti! Por terras de Sua Majestade?

Tiago: já nos cruzámos no FB. Precisamos aumentar a lista.

E a propósito de lista, aos nomes já indicados permitam-me que acrescente (além do meu próprio, já agora...) a Fátima, a Sandra, o Pedro Bandeira, a Cuca, o Bruno Barbosa, o ARISTIDES( !!!), o Vasco Passeira, o Hugo... (já me lembrarei de mais)!

Vosso amigo, com muita saudade,

Nuno Costa (Ghosper)

Briosa disse...

Caros!

Ainda bem que estão a fazer isso. A Raquel já havia falado comigo sobre essa hipótese de nos juntarmos todos novamente. A Catarina também alinha!
Eu não sou grande adepto do Facebook (embora esteja inscrito...), por não ter grande tempo para dinamizar a página.
Estou agora como Gerente de um Espaço multi-cultural na Costa de Caparica (antigo Kats lembram-se?), onde apresento todas as 5ªs 6ªs, Sábados e vésperas de feriados, espectáculos de Artes, desde Música (originais, covers, folk, tunas, música antiga, jazz, clássica, electrónica, hip-hop, etc), teatro, danças (tango, salsa, celta, jazz, egípcia, árabe, etc), workshops, exposições e muitas outras coisas que possam interessar a alavancar novos projectos. Também terei alguns mais conhecidos e reputados. Este ano passarão lá, Sérgio Godinho, Gomo, Ana Moura, SmixSmoxSmux e Os Azeitonas. Apareçam por lá, bebam um copo comigo e falamos um pouco!
Vão mandando notícias. Mandem os V/ contactos! O meu é 929 029 188. Abraço!

Tó Pê

ATG disse...

Caro Tó Pê,

enquanto administrador do Bar Velho Online, estou atento aos vossos comentários.

Já visitei o Rnhau nhau e gostei. Resido na zona e um amigo meu trabalha no Hotel da Costa. Se pretenderem podem aproveitar para divulgar as actividades neste espaço, façam favor.

Se pretenderem ainda algum post neste espaço para divulgar algum eventual encontro entre "tunos", disponham de igual forma.

Raquel disse...

Tinha acabado de escrever montes de coisas e depois apaguei tudo de uma vez. Bolas. Não tou para escrever tudo de novo.
Meninos, bem haja a todos!!! Como o TóPê referiu e muito bem, tenho esta vontade de nos reunir há muito tempo, mas sempre sem sucesso. Vontade que ficou reforçada com o adicionar uma série de pessoas que tenho tão presentes na minha memória como dos tempos da Tuna. Por isso, adorei que o Nuno, tivesse criado o grupo da Tuna da FDL, ao mesmo tempo que eu lhe ia teclando o quanto gostava de vos reencontrar a todos. Foram momentos inesquecíveis, os que passei com todos vocês. Momentos esses que tornaram quase doloroso o momento em que a unanimidade foi pela cisão da tuna mista em tuna masculina e feminina. Como vocês sabem, nunca estive lá pela minha qualidade musical, mas sim por cada um de vocês individualmente e por todos enquanto grupo. Não foi pelas bebedeiras (se bem que elas iam fazendo parte do nosso quotidianos), nem pelas noitadas, mas sim pelo espírito (académico ou não) que pairava sobre nós. Por isso vos peço, que mantenham o contacto e que nos possamos reencontrar de novo. O Rnhaunhau parece-me um óptimo cenário para o nosso reencontro; Este espaço, (como sugerido pelo simpático administrador do blog) parece-me uma boa forma de encontro virtual; e a data do aniversário da (re)fundação da tuna também me parece uma data fantástica. Pena que não sei a data ao certo, acho que é em Novembro. Como o Pedro uma vez me disse: "tu devias era ter ido para secretária..." já que tenho a fama, que tenha o proveito: prontifico-me para fazer os telefonemas, enviar os emails, ou tentar por todas as formas possíveis que este reencontro se concretize em breve. Por isso TóPê, põe os contactos a funcionar; Tiago, lembro-me de pelo menos 4 a que tens fácil acesso de certeza: Elsa, Pedro, Benja e Duarte; Norberto, sei que estás longe, mas se não conseguires fazer contactos, conseguirás estar cá presente concerteza e nós faremos por isso (falando com a Catarina ao telefone ela pediu para dizer ao Norberto para enviar as fotos das actuações que falavas porque nós não temos esses eventos)Beijinhos, tenho o puto a acordar da sesta. Raquel Beijos

Tiago Luís disse...

Estimados, a Tuna Venusmonti ainda está de pé. Nos últimos anos temos vindo a reerguer esse mastro mas ainda nos falta muito para içar a vela e colocar o caralho. Ainda assim, já se vêm as gaivotas e a calmaria parece ter terminado.
Um bem-haja a quem permitiu que este legado não se perdesse.
Para acompanharem os passos da Magnífica, subscrevam no facebook: http://www.facebook.com/pages/Tuna-Venusmonti/174360979245189

Estão todos convidados a aparecer nos ensaios para nos virem ensinar alguma coisa, beber vinho, recordar. Todos menos o Zé Maria, que nos catou a bandeira do benfica. Bandalho.

Peter Pan