quinta-feira, março 09, 2006

Perguntas do nosso tempo sobre a AAFDL!

O Conselho Pedagógico é composto por 10 alunos (2 por cada ano de curso), e é independente da AAFDL. Ainda assim, a AAFDL, na defesa do interesse dos alunos, deve intervir em todas as questões que envolvam este órgão da Faculdade.
Qual não foi o meu espanto, quando me deparo com vários cartazes, tamanho A1, a informarem os alunos sobre a criação de uma comissão de acompanhamento do Processo de Bolonha, do qual foram retirados 2 alunos do Conselho Pedagógico, para integrarem esse grupo.
A 1ª pergunta é: quais foram os critérios para se seleccionarem os 2 alunos escolhidos? A Diana compreende-se perfeitamente, mas o tertuliano nem por isso.
A 2ª pergunta é: porque é que os restantes membros eleitos do Conselho Pedagógico só tiveram conhecimento disto através de um cartaz?
A 3ª pergunta é: porque não fizeram uma reunião com os alunos do Conselho Pedagógico afim de aferir os mais capacitados para acompanhar o Processo de Bolonha, e informar os restantes da criação desta Comissão?
A 4ª pergunta é: sendo o Processo de Bolonha, do interesse dos alunos do Directivo e Pedagógico (dado que vão ter que lidar com o assunto com mais regularidade), porque é que a AAFDL decide, discricionariamente tratar deste tipo de assuntos sem consultar o Conselho Pedagógico?

Caso a AAFDL não se lembre, eu fui um dos alunos eleitos, e não gosto mesmo nada (tal como todos os outros), que se organizem comissões, grupos, máfias e afins, para tratarem de matérias que acabaram por chocar com a minha competência (futura, assim que tomar posse! Mas não deixa de ser a minha competência) dentro do órgão. Acha-se a AAFDL mais do que alguém para tratar e decidir discricionariamente como bem lhe entende, sobre assuntos que dizem respeito aos demais? Eu também sou Conselheiro Pedagógico, e os outros 7 idém. Porque raio só avisaram aqueles dois? Existirão Conselheiros Pedagógicos de 1ª e de 2ª categoria? É que já vi esta "figura" na Direcção da AAFDL! Há Dirigentes Associativos de 1ª e de 2ª. Pensei que fossemos todos iguais quando estamos no mesmo órgão, mas para a AAFDL isso não é bem assim.
Realmente... se nem a AAFDL dá importância aos alunos do Conselho Pedagógico e seus membros, como é que querem que o Conselho Directivo o faça? Não exijam aos outros, aquilo que vocês não fazem...

5 comentários:

Nádia disse...

Este blog não serve a fins de promoção pessoal e também não serve para informarmos, parcialmente, os alunos. Como aluna, não gosto.
Nádia Costa

ATG disse...

Ninguém sugeriu à aluna Nádia Costa ou à AAFDL, para informarem seja quem for, do que quer que seja, através deste blog. Aliás, a asneira, depois de feita, já não serve de nada justificá-la.
Se não informam as pessoas como devem e pelos meios que têm, jamais seria aqui que o fariam.
Quanto ao fim do blog. O blog é composto por 10 pessoas e o fim dele já foi explicado aqui dezenas de vezes.
Já agora Nádia, eu como aluno, também não gosto de ver tratarem os alunos que ME representam a mim, e aos demais 3499, desta forma vergonhosa--> como se não existissem. Ainda existe uma coisa chamada "eleições", e outra chamada "Conselho Pedagógico". Tal como existe outra, na qual a AAFDL se está a tornar: Cabaret da Coxa

PedroSilveira disse...

Eu,sinceramente, também gostaria de obter uma resposta acerca desta matéria.Mas não o perguntarei aos responsáveis.Simplesmente porque são eles que me devem a mim como a todos os colegas uma resposta.Anseio por ela...

Nádia disse...

Primeiro, se não é um blog para informar, não informes. Eu não te tiro qualquer razão, percebo o que sentes perfeitamente, e não me trates como se não me conhecesses e como se, tantas vezes, não tivesse estado do teu lado. A questão é outra. Eu faço parte da AAFDL e não gosto que tomes o todo pela parte, que generaziles e que acuses quem não merece isso, ainda por cima de ti. Só isso. Primeiro devias dirigir-te a quem de direito e, depois sim, falar. Só acho que o procedimento não foi o melhor.
Com amizade,
Nádia

ATG disse...

Nádia:
"Primeiro, se não é um blog para informar, não informes." -> Não é um blog para a AAFDL, ou pessoas exteriores ao blog, informarem! Quem faz parte dele, informa, diz e pergunta o que quiser.
Quanto a teres dito que me devo dirigir a quem de direito, dirigi-me a várias pessoas que fazem parte dessa Comissão, que não souberam dar resposta à minha pergunta. Quanto às que a possam ter efectivamente organizado, creio que é uma questão de dignidade, carácter e personalidade das pessoas procurarem os membros eleitos para o Conselho Pedagógico e informá-los. Não tenho que ser eu a andar atrás deles. Uma questão de lógica: se eles organizam e criam, logo, devem ser eles a comunicar o que quiserem.
Entendo que fazendo parte da AAFDL te sintas aborrecida com este tipo de situação, mas, como deves entender, o órgão do qual eu faço parte agora, tem que ser defendido com unhas e dentes, e quem fizer parte da AAFDL, deve fazer o mesmo face à AAFDL. Acontece que quando não se tem razão, há que admiti-lo. E estou-te a dizer isto, não te colocando qualquer responsabilidade em cima. Pelo contrário.
Quanto a outra questão: a de dizeres que te estou a tratar como se não te conhecesse e como se não tivesses estado do meu lado em algumas lutas, não quero que penses de forma errada. Só me referi a ti, no comentário, enquanto "Aluna Nádia Costa", porque no teu comentário disseste que "enquanto aluna não gostaste". Acredito que podemos ter várias situações possíveis: A aluna Nádia Costa, a Dirigente Associativa Nádia Costa, e a Nádia Costa externa à AAFDL. Não quero com isto dizer que tens 3 personalidades, mas as formas de se actuar, em diversas situações, podem divergir. E isso acontece com todos nós. Eu enquanto aluno, apenas, penso de uma forma, que enquanto dirigente associativo não penso. Não te fiz uma crítica, pelo contrário.