segunda-feira, março 20, 2006

Crónica de uma morte anunciada

Quero desde já dar os meus Parabéns à Tertúlia Libertas pela magnífica exposição que desde 4ª feira está presente no atrio da Faculdade de Direito de Lisboa. Numa altura em que as simpatias pela TL andavam na rua da amargura, esta pode ser um grito do Ipiranga, poderá ser o "renascimento" de uma Tertúlia declarada morta antes do tempo.
A exposição tem como principal atractivo pôr os alunos e todo o corpo docente a falar de Bolonha. É certo que a AAFDL (e mesmo a FNED) tem vindo ao longo do tempo a promover conferências e debates sobre Bolonha, com o objectivo de divulgar e elucidar a Academia, no entanto sem os resultados pretendidos.
Esta exposição, embora não seja no modus operandi que a AAFDL utiliza, parece estar a surtir efeitos. Será de ponderar uma modificação de actuação por parte da AAFDL? Não creio que seja necessário... Para mim, acho que cada instituição da minha Faculdade tem a sua área e o seu método de actuação, e eu como dirigente associativo defendo a ideia de "Agir em vez de Reagir" (André Pardal in ENDA ISCTE). Por isso foi criada uma comissão para Bolonha composta pelos alunos mais capacitados da faculdade, com base em critérios que a AAFDL reserva só para si. A comissão não é composta por alunos do Pedagógico e/ou do Directivo, é também composta por alunos que foram eleitos para esses órgãos, não sendo o cargo que ocupam um factor de ponderação. Se considerasse que havia pessoas mais capacitadas e disponíveis fora dos órgãos, essas pessoas estaríam com certeza presentes na comissão (esta opinião não vincula a AAFDL, vincula-me a mim próprio enquanto membro da mesma).
Tenho uma opinião critica sobre a Faculdade, sobre a Tertúlia e sobre a AAFDL, no entanto quando existe algo de bom, gosto de ser o primeiro a dar os parabéns, e não gosto de manter os canhões apontados mesmo quando não tenho razão, só porque tenho uma posição crítica.

4 comentários:

FFC disse...

Obrigado amigo Gonçalo pela opinião divulgada supra. No entanto limitei-me a dizer que a FNED já organizou eventos subordinados ao tema Bolonha. Sem mais. Um abraço

ATG disse...

Concordo com o o_parvo. Realmente, a ideia da Tertulia é boa e criativa. Mais uma vez demonstraram originalidade e efeito surpresa. E sensibilizou todos para o Tema "Bolonha". Pena, é que não passe disso mesmo: de uma forma de por toda a gente a pensar, e não por ninguém a agir. E, pena ainda é que quando apontam o dedo a todos os que não fazem nada, se esqueçam que têm 4 apontados a eles, e se esqueçam que deviam começar na sua própria "casa", quando têm um representante dos alunos Tertuliano que não faz mais do que ninguém, e nem tão pouco se lhe conhece capacidade.
De lamentar ainda, que julguem que com esta exposição tenham feito a manifestação do século e agora se pavoneiem como se tivessem feito alguma coisa demais. Exposições e trabalhos manuais qualquer um faz. Os actos, como diz o amigo Fernando... ficam para que os pratica. E a Tertulia, não os praticou! Uma exposição com uma sanita e alguns contraplacados não é nenhum acto digno de "dinamizar" de vez a convenção de Bolonha!

FFC disse...

Com o devido respeito DJ, esse dito tertuliano é uma das pessoas mais competentes da faculdade, e foi a minha primeira escolha para a comissão. Ainda bem que acabou por ser escolhido para a mesma.

ATG disse...

Espero que não te sintas com o meu comentário mas... tal como o Pedro Silveira, que ainda há semanas disseste que não lhe conhecias obras, o mesmo critério se aplica a esse tertuliano.