quarta-feira, setembro 07, 2005

Os 100 maiores barretes dos 3 grandes!

Só vou pormenorizar os 10 maiores, de cada um dos grandes, mas acrescento os restantes nomes.

SL Benfica

Akwá - A Bola bem tentou fazer dele o novo Eusébio, dedicando-lhe páginas atrás de páginas, com entrevistas, perfis e desabafos, mas o angolano Fabrice Alcebade Maieco só fez seis jogos no total, pelo Glorioso.
Bossio - Foi o mais azarado, ou dos piores guarda-redes de sempre do Benfica. Ficou quatro épocas! Camacho, por razões que só Deus sabe, pediu a renovação do contrato, pelo que o argentino devia ser, de facto, um excelente colega.
King - Uma torre brasileira que Artur Jorge trouxe do Farense para fazer a revolução em 95/96 e que, mesmo com um plantel daqueles, nunca chegou a jogar para o campeonato.
Dudic - Apresentado como dos melhores laterais direitos da Europa e de classe mundial. Chegou em 2000 e foi uma espécie de Rojas dos balcãs, acabando por cumprir alguns (!!!) anos de contrato na equipa B, até se conseguirem livrar dele.
Michael Thomas - Fez um dos golos mais memoráveis da história do Liverpool, mas foi dos jogadores mais exasperantes que alguma vez pisou o relvado da Luz. Agradeçam ao Souness por um futebolista mais lento que a burocracia do Estado, chegando ao incrível facto de 18 jogos e um golo no campeonato de 98/99. Era uma aposta forte de Souness.
Marcelo - Jogava com o 25 do Benfica, e conseguiu ser o único ponta de lança da história que marcava golos sempre de olhos fechados e com as canelas. Veio incluído no pack com Paredão, ambos do Tirsense. Incrivelmente, na altura António Oliveira pensava levá-lo à selecção nacional. Antes de Deco, este luso-brasileiro podia ter sido o 1º. Incrível...
Clóvis - No primeiro jogo que fez, entrou e marcou... um dos dois golos que marcou em 2 únicos jogos pelo Benfica. Saiu a meio da época. Total absoluto: 17 minutos em campo.
Tavares - Tudo aconteceu ao Benfica, até um jogador ficar com cólicas num jogo europeu e ter de ser substituído pouco depois do começo da partida. Este médio veio com Nelo do Boavista, em mais um bom negócio do Major.
Éder - Uma contratação de LFV que entregou um jogo ao Porto de Mourinho, ao meter um auto-golo e ser expulso. Sete jogos em 2002/03. Incrível...
Jorge Soares - Depois de brigar na defesa do Farense, Jorge SOares chegou à Luz em 1996. Lançado por Paulo Autuori, fez 25 jogos em dois anos de muito pontapé para a frente e fé no Altíssimo!
Outros: Nelo, Luís Gustavo, Jamir, Leónidas, Escalona, Gary Charles, Steve Harkness, Paulo Almeida, Okunowo, Rojas, Marco Freitas, Jordão, Tote, André, Cabral, Sérgio Nunes, Cristiano, Everson, Peixe, Delibasic, Zack Thornton, Nandinho, Paredão.
FC Porto
Kralj - Anunciado como um grande guarda-rede, foi das piores contratações de sempre. Em 98/99, e ao fim de sete jogos (oh que pena... não fez mais), Pinto da Costa, sempre atento, lá o despachou para a terra dele.
Costa - O Porto foi a Manchester e Oliveira meteu a titular este português sem que ninguém (nem o próprio esperasse). O Porto levou 4 e Costa saiu antes do intervalo.
Baroni - Um dos erros mais clamorosos de Pinto da Costa, seria este ponta de lança peruano. Iuram e Domingos não deram hipótese.
Mongrovejo - Ao estilo Del Neri, este Gadelhudo ponta de lança argentino, fez a pré-época de 94/95 e foi logo recambiado. Nunca confirmou ser o novo Caniggia.
N'Tsunda - Um congolês que Robson abençoou para o seu Porto de 94/95 e que nunca ninguém viu jogar.
Kaviedes - Um dos maiores mistérios da história das contratações portistas. Chegou do Celta de Vigo a meio do ano para salvar Octávio. O equatoriano saiu e não se deu por isso. Era bom para cavar batatas. Fez alguns minutos contra o Boavista, 1 dia depois de ter chegado. Saiu 2 dias depois.
Cajú - Vindo do Alverca a meio da época em 99/00 para fazer companhia ao conterrâneo Deco, jogou dois jogos e foi-se embora.
Maric -Esteve um ano no Porto e teve o azar de se lesionar. Mas também não prometia muito... 2 golos em 11 jogos.
Esnaider - Jardel ia sair para a Turquia e o Porto procurava um sucessor. O astro argentino era boa ideia. Veio por empréstimo. Três jogos depois, vai-se e Octávio agradece aos céus...
Quintana - Custou meio milhão de contos na altura, mas Octávio nunca meteu a jogar este suposto sucessor de Carlos Paredes.
Outros: Walter Paz, Alessandro, Wojniak, Alejandro Diaz, Buturovic, Wetl, Eriksson, Neves, Gaspar, Carlos Manuel, Rodolfo, Rubens Jr, Pizzi, Areias, Paulo Costa, Rafael, Ibarra, Serginho, Hugo Leal, Leo Lima, Cláudio Pitbull.
Sporting CP
Luís Miguel - Três anos em Alvalade sem se saber muito bem porquê, para quê ou por obra de quem... jogava com o número 10, mas nunca jogou numa posição em que passasse do meio-campo... foi central, trinco, lateral e só não foi à baliza.
Krpan - Apesar de ter jogado 27 jogos e de fazer uma dupla temível no contra-ataque com Simão Sabrosa, se pensarmos com calma, era de facto bastante mau jogador. Chutava para onde estava virado, quase nunca a baliza (marcou 3 golos).
Bruno Giménez - Custou um dinheirão. Veloz, irreverente e raçudo, começou por seduzir a Juve Leo, mas a sua confrangedora inutilidade (16 jogos, 1 golo, 2 anos) deu-lhe cabo dos planos. Mudou de nome para Marioni e conseguiu enganar uns clubes da principal Liga Espanhola.
Kmet - Norton de Matos, então director do Sporting, trouxe-o como a grande contratação do ano de 1998/99. O extremo argentino seria o maior barrete dos últimos 20 anos. A única coisa que meteu... foi dinheiro ao bolso.
Ivo Damas - Uma contratação carlosmanuelina, de um avançado português que nem numa equipa de Malta teria lugar, quanto mais... Oito jogos em 97/98 e 0 golos. Tudo isto, porque quando jogava no Maia, marcou um golo ao Sporting.
Gil Baiano - Um defesa direito que nem no Alcochetense teria lugar, mas que jogou 16 vezes em 96/97 e dava sempre uma nota de 5 contos de esmola ao arrumador de carros de Alvalade. Chamava-se José Matos: Gil Baiano era alcunha...
Balajic - Um diamanete trazido por Waseige (ou por quem mandava nessa altura). Mau demais para ser verdade, este defesa esquerdo croata fez 3 jogos antes de abalar. Era um género de Michael Thomas, mas lateral esquerdo e croata.
Missé-Missé - Mais um jogador a pedido expresso de Robert Waseige e que não resultou. Quatro jogos e nenhum golo foi o melhor que conseguiu.
Mota - Chegado do espantoso campeonato coreano, este brasileiro esteve sempre tapado por Liedson, Pinilla e até Niculae. Quando Peseiro o meteu a titular, Mota engripou. Zero golos.
César Ramirez - Dois penosos anos à espera que resultasse, mas o paraguaio nunca deu um momento de felicidade aos leões. 29 jogos e dois míseros golos.
Outros: Pacheco, Assis, Mauro Soares, Skuhravy, Lang, Horvath, Diogo, Chiquinho Conde, Nené, Ouattara, Carlos Miguel, Mário Sérgio, Robaina, Hanuch, Viveros, Mahon, Kirovski, Mário Cáceres, Spehar, Nalitzis, Kutuzov, Marcos Paulo.


Fonte: FHM
Alterações: DJ

3 comentários:

Slash disse...

A prova indiscutivel quando se trata de comprar merda a preço de ouro (ou agora será a preço de petroleo Whatever) Ninguem se fica a rir.... Viva os tres grandes e os Barretes Made in Portugal

ATG disse...

Amanhã publico o maior barrete a nível mundial, de todos os tempos!

Slash disse...

Finalmente voltamos a temas Masculos...... a BOLA