quinta-feira, setembro 08, 2005

A grande notícia do dia

Se fossem hoje as eleições...








CAVACO: 64%










SOARES: 36%










fonte: Centro de Sondagens da Universidade Católica Portuguesa

11 comentários:

ATG disse...

Daqui a nada, os facciosos que diziam que as sondagens são fiáveis, quando foram as legislativas, dizem que as sondagens não passam de sondagens e que há mudanças, etc. VOTA CAVACO!

Slash disse...

As Sondagens são o que são... Ser negligente ao ponto de dizer que são apenas numeros e que não dizem nada é estar no caminho de uma derrota nas urnas... Gosto mais que digam que o Soares vai atras e ele se esforçar e possivelmente dar a volta e esta sondagem no dia do Voto do que estar a dizer que são apenas numeros parte de uma qualquer Conspiracy Theory da direita contra a esquerda, o mitico "eles" dos X-Files... O Soares que se esforçe e faça pela vidinha que tome mais 2 ou 3 viagras e que dê a volta ao resultado APARENTEMENTE desfavoravel... Noto a falta do outro candidato Geronimo Sousa que indo ou não a eleições poderá fazer alterar as percentagens e esta sondagem... E ja agora qual era a percentagem de Abstenção e de não Sabem ou Não respondem.... Não querendo tirar valor a sondagem era tambem importante saber isso, sendo possivelmente mais importante saber se estas percentagens são feitas com 100% de respostas dadas e feitas ou se são 100% de 50% de respostas dadas tendo outros 50% não respondido... Como disse não quero tirar valor a sondagem apenas gostava de saber isso para poder tirar uma melhor "fotografia" ao status quo.

DVS disse...

É também importante realçar que há já alguns meses que pessoas ligadas ao PSD têm feito pré-campanha em favor de Cavaco Silva. A mensagem que entra nas nossas televisoes, mesmo sem ainda se falar em presidenciais, era a de que votar Cavaco seria salvar o país. lol gosto smp da imagem de salvadores da patria de espada em punho.
No entanto, é bom lembrar que ainda falta alguns meses e, acima de tudo, falta iniciar a campanha para as presidenciais sendo esse o momento ideal para avaliar a reacção dos portugueses.
Não quero desvalorizar a sondagem mas quando se apresenta deve conter os seguintes elementos:
1- Quoficiente de indecisos/n respondem; 2- Deve conter todos os candidatos; 3- Deve ter margem de erro.
Presumo que a sondagem tinha estes elementos e quem a postou neste blog omitiu os mesmos. Assim sendo, como avaliar esta sondagem?

DSF disse...

"Se as eleições presidenciais se realizassem esta sexta-feira, o provável candidato do PSD, Cavaco Silva, venceria o escrutínio logo na primeira volta, pelo menos é o que revela uma sondagem da Aximage divulgada pelo Jornal de Negócios.



A sondagem, realizada nos dias 5 e 6 de Setembro a partir de 600 entrevistas telefónicas, atribui maioria absoluta a Cavaco Silva com 53,4% das intenções de voto, contra 36,2% das intenções a recaírem no candidato do PS, Mário Soares.
De acordo com a publicação, este estudo não inclui as três outras candidaturas já conhecidas, a saber: Jerónimo de Sousa (PCP), Francisco Louçã (BE) e Carmelinda Pereira (POUS).

Segundo a Aximage, Cavaco Silva conquistaria os votos de 29% dos eleitores do PS nas legislativas e 87,8% do PSD."


in: Jornal de Negócios





eu sei que vos custa a voc~es, xuxas admitir a verdade, mas Cavaco está BEM á frente...

G. disse...

Só uma pergunta inocente... Alguém se lembra onde o Cavaco dá ou deu aulas?

Slash disse...

Na FEB....Faculdade de Economia de Boliqueime... essa referencia nacional.

Slash disse...

Agora só para ser Faccioso dizia que centros de sondagens com nomes como "Aximage" para alem de ser uma beca gay... Não inspiram confiança

ATG disse...

Caro g.

o Cavaco dá aulas na Católica de Lisboa, Faculdade de Economia.

G. disse...

Caro dj,

Eu sei... Era uma pergunta retórica!

ATG disse...

Caro g.

a minha resposta também é retórica, dado que mentes quando dizes que sabes que ele dá aulas na UCP. Na verdade, ele dá aulas no ISEG. ;)

Filipe de Arede Nunes disse...

Pois... c'est lá vie. Se Cavaco se candidatar vão aparecer aqueles que sofrem de cavaco-fobia, - existem sempre - mas poucos terão duvidas de que efectivamente ele irá ganhar. G, tenho pena de ti.