sábado, setembro 03, 2005

Katrina...

Encontro-me sensibilizado com as pessoas vítimas do furacão, e acho deprimente e triste o que se passa lá, mas... será que nós temos que contribuir para os EUA? Quer dizer, no outro dia saiu no jornal a notícia que o dinheiro que eles investem por ano em guerra de iraque, afeganistão, armamentos nucleares, etc, dá para acabar com a fome no mundo inteiro! Porque é que nos pedem ajuda? Acabem com a pancada das guerras, de quererem dominar tudo e todos, e invistam no próprio povo! Pensam que são GI Joes e que dão tiros e destróiem tudo e todos: pois bem, levantem esse dinheirinho todo e invistam nas pessoas que são americanas!!! O próprio Presidente não prescindiu das suas belas férias no rancho do Texas, lixando-se para o povo e vamos nós fazer algo por eles? Nem no Tsunami, os 3º mundistas asiáticos se violavam, matavam ou outros afins, como vemos na América. Na Ásia todos se entreajudavam! Nos EUA não! O verdadeiro 3º mundo são os americanos que só pensam em dominar os outros, e em atacar barbaramente tudo e todos! São eles o 3º mundo.
E nós? Portugal tem um deficit altíssimo, e os americanos podres de dinheiro fazem-nos a vida negra. E nós somos tão estúpidos, mas tão estúpidos, que lhes vamos lamber o rabinho, dando petróleo de borla para os ajudar! O povo a morrer e a desgraçar-se e eles pedem petróleo? E nós damos? Pobre Portuga... o estúpido e tapadinho de sempre, que lambe botas a tudo e todos, e baixa sempre as calcinhas! Nós nem temos para nós, e vamos dar aos outros? Se o meu vizinho mora numa mansão, com 1000 criados e eu moro numa barraca, numa favela, caso o meu vizinho ricalhaço tenha um azar, eu é que o vou ajudar, quando ele tem milhões guardados no banco, ou estoira o dinheiro em apostas com amigos, ou meninas de rua? NÃO!!!! Governo de esquerda que temos, e administradores de empresas públicas, e outros afins: não cedam um cêntimo que seja aos EUA! Eles têm dinheiro mais que suficiente para cuidar e lidar com o assunto. Se não o fazem é porque querem continuar com guerras e continuar a acabar com o mundo e a escravizá-lo como fazem! Abram os olhos! O MELHOR... o MÁXIMO que podemos fazer é sensibilizar-nos com estes terríveis acontecimentos e lamentarmos pelo que se passa com aquele povo! Não podemos fazer mais nada! É um problema dos americanos, para o qual os americanos têm meios suficientes! Nós não! Nós somos pobres... não podemos dar uma de ricos! E está aqui, está a aparecer outro Martunis... já começa a tardar!

8 comentários:

Slash disse...

Eu diria que é facil, não fazer nada, apenas nos limitarmos a ver pelos ecras do nosso televisor a desgraça que outros seres humanos passam e apontarmos o dedo e dizer mos "Told You" agora aguentem-se... sempre fui e continuo neste momento a ser contra a guerra no iraque e sou frontalmente contra os gastos loucos que os paises fazem em Armas, mas não serei eu pior do que eles se me limitar a ficar sentado na minha cadeira sadicamente a ver quando existem pessoas que morrem de fome e de sede.... será que um argumento politico ou a prova cabal de uma estrategia politica esta errada me dá o direito de apontar o dedo quando pessoas MORREM... Será que eu enquanto ser humano posso deixar outro ser humano sofrer omitindo a minha ajuda que poderia aliviar esse sofrimento... Enquanto ser humano a minha resposta será NÂO. Apesar de todas as divergencias que tenho e possivelmente sempre terei sobre a visão que os EUA tem do mundo e sobre a "Pax Americanas"... Quem esta a sofrer não são ideias nem estrategias nem medidas com as quais se discorda são PESSOAS e elas tem que estar a cima de qualquer outra coisa Portugal deve ajudar, não porque é lamba botas, mas porque somos todos seres humanos e se não damos a mão para ajudar o nosso vizinho (rico ao pobre) não seremos melhores que animais... regidos pela lei do mais forte na qual um animal doente é abandonado pela matilha por que SIM....A riqueza ou a pobreza de alguem não é um requisito para seja o que for... Um vizinho rico tivesse levado um tiro seria humano deixar lo a morrer na rua enquanto se diz "tivesse comprado guarda costas" não se faz isso a um cão... é uma visão que não compreendo mesmo atravez da minha ja varias vezes admitida desconfiança da natureza humana.

Soube bem ao ego portugues quando tivemos a ajuda de aviões de combate aos incendios de outros paises neste pais a com combater o fogo, porque pedimos e conseguimos essa ajuda...correndo com isso, nomeadamente os pilotos, riscos consideraveis, Seria muito mais facil terem nos dito.... Andaram encomentar submarinos querem construir OTAS e TGVs, tivessem comprado Avião TEMOS PENA ... AGUENTEM-SE DEIXA ARDER...







Ass. Militante da Raça Humana

ATG disse...

Caro colega,

não sejamos hipócritas. Eu também me sensibilizo com a questão e com as pessoas inocentes, mas eles escolheram um Presidente, votaram nele, e ele ganhou, logo... ele que cuide deles também, e até digo mais: o Bush e o Estado Americano, podem fazer muito mais pelos seus conterrâneos, do que nós por eles. Não devemos dar nem um tusto, porque eles têm mais que suficiente para eles e todos na Terra. Mas não dão! E pedem aos outros! E só um burro vai ajudar. Se estivessemos a falar de alguém que não tivesse, ainda se ponderava. Mas os americanos são riquíssimos, milionários!!!! Têm que chegue para todos neste planeta, têm os meios, e têm um Presidente que em vez de tratar dos seus conterrâneos, prefere ficar no rancho do Texas a passar férias e gente idiota que quando o helicóptero as vai salvar, atiram sobre o mesmo com armas de fogo. Ora, isto nem no Sri Lanka, e outros afins acontecia. Não finjamos que á algo connosco, porque NÃO É! E nem sequer somos ricos para poder ajudar os americanos que são os "pseudo-irmãos" milionários!

Slash disse...

Caro Colega,
Parece que não precebeste aquilo que eu escrevi e o modo como vejo as coisas... Não se esta a falar de Presidentes ou de dinheiro mas de pessoas...Estamos a falar de 3 estados gravemente atingidos principalmente o Louisiana (dentro dos quais Portugal caberia Varias vezes em dimensão e população) que não são propriamente os estados mais ricos dos estados unidos... Mas recuso me a discutir quem é que tem mais dinheiro quem tem mais capacidades quando existem pessoas a sofrer... Talves a diferença de visão que temos ... é que enquanto estas preocupado com o dinheiro que eles tem ou deixam de ter eu estou preocupado com as pessoas Não por Hipocrisia ou Retorica ou porque fica bonito mas porque Sim... Porque é assim que penso... Tou me a cagar se os estados unidos tem mais dinheiro ou mais capacidades... 5 dias de incompetencia americana passaram e existem pessoas que precisam de ajuda... Deixar essas pessoas ao seu destino ou a incompetencia não a meu ver correcto...

Puxando um bocado pela imaginação não dificil encontrar outras vantagens mesmo que claramente SECUNDARIAS,pelo menos para MIM, face a tragedia humana... Varias refinarias de petroleo foram atingidas o que reduz a Suplly de produtos refinados nos estados unidos como a gasolina, os estados unidos continuam a ser o primeiro consumidor de petroleo do mundo... quando a procura subir no inverno com a reduzida produçao o preço do Petroleo que esta a agora perto dos 70 pode subir muito mais...existem outras mas não vou perder tempo a escreve las todas porque simplesmente I DONT CARE se as pessoas estao neste momento preciso em que estou a escrever a dormir com cadaveres ou presos em telhados ou em vãos de escada... Não consigo preceber a logica do ELES TEM MAIS DINHEIRO por isso desenrasquem-se... Estamos a falar de milhares talves mesmo milhoes de deslocados de pessoas que perderam tudo o que tem por muita capacidade que possam ter não é logico que consigam dar Agua comida combustivel para operar mas maquinas como ambulancias e carros de bombeiros ou policias a toda a gente é uma escala simplesmente demasiado grande... não estamos a falar de uma ilhazita no meio do atlantico estamos a falar de 3 estados afectados...Mais do que politicas dinheiro ou discussões sobre capacidade ou competencia devemos ter as PESSOAS... Chamem-lhe o que quiserem hipocrisia, retorica, desde que ajudem tou me a cagar





Ass. Militante da Raça Humana

ATG disse...

Relativamente às pessoas, eu também me preocupo. Não me preocupo com dinheiro. preocupo-me sim, que nós temos menos capacidade para os ajudar, do que o próprio país deles! Podemos ajudar em quê, Slash? Diz lá. Além de mantimentos, com que podemos ajudar? Os EUA podem fazer o resto, porque têm comida e água que cheguem! Quando me refiro ao dinheiro, é a típica ajuda que pedem, e caso não tenhas visto na CNN, o que têm pedido é "saiba como ajudar com donativos". Ninguém pede mantimentos, água, ou comida. E com aquilo que o Estado português ajudou até agora, foi com barris de petróleo! Por isso, caro Slash, não sejas demagógico ao ponto de dizeres que eu só penso em dinheiro, porque os EUA é que pedem ajuda em dinheiro, e o nosso Estado só ajuda com dinheiro, e brevemente vais assistir às contas de solidariedade para se depositar... dinheiro!!!! Eu também me preocupo com as pessoas, mas... nada poderemos fazer a mais, que o Estado Norte-americano não possa!

Slash disse...

Caso não tenhas notado normalmente essas contas que dizem para onde mandar o dinheiro normalmente dizem a frente Cruz Vermelha e outro tipo de ONG que tem sistemas a implementare ou são reunidas pelos canais para essas organizações ou dadas as que ja governamentais que estam no terreno ja... não se trata propriamente de dar dinheiro para a guerra no iraque coisa que fizemos por exemplo na primeira guerra do golfo...Quanto aos barris de petroleo pergunto. As ambulancias funcionam com agua ?? é que os barris provavelmente não são para limusine do Bush....Geradores de electricidade a Diesel??? Não posso dizer isto vai para aqui isto vai para ali ninguem pode a não ser os encarregados pela logistica das organizações no terreno mas se a ajuda que é necessaria é petroleo que seja petroleo se é dinheiro para organizações que seja...se é comida e agua medicamentos etc... e podes ter a certeza que mais tarde ou mais cedo vai ser precisa quando estamos a falar de catastrofes deste nivel com o tempo que esta a correr sem normalização da situação... é a ajuda que é necessaria... Não tou a protestar contra o dinheiro ou contra a visão de que temos pouco e eles tem mais...è verdade eles tem mais dinheiro que nós... Protesto contra a visão de que o facto de eles terem mais dinheiro nos liberta da nossa obrigação de ajudar as pessoas... E caso não te lembres tambem na crise do Tsunami asiatico os canais de tv e não preciso ir mais longe que a RTP passaram anuncios e fizeram programas de angariação de fundos... e tu certamente perguntas ?? para que dinheiro e não comida e medicamentos... Muito simples... POrque fazes um combate mais rapido e facil a catastrofe e rapidez nestas situações é importante, reunir o dinheiro e depois comprar a comida e outros bens de primeirissima necessidade no local ou paises vizinhos ou usa lo para alugar o avião de transporte e outros gastos de implementação que ter 10 milhoes de pessoas a mandar Comida de um modo desordenado para o caos ou ter que guarda lo reuni lo envia lo da europa que é coisa de demorar mais que uma eternidade
E tu perguntas ? mas os estados unidos são a maior economia do mundo porque é que eu tenho de dar o dinheiro que me custou a ganhar para lá ??? e eu não respondo por isso já é uma questão de sensibilidade pessoal eu concordo que se dê dinheiro e petroleo (dentro das possibilidades) se é isso que é preciso... Porque sim por considero que se faz falta faz se o pais deles não os trata bem não deixam de ser seres humanos em sofrimento por isso Alguem tem que o fazer parece segundo o que tenho lido que não é assim que ves as coisas... São opiniões respeitaveis como quais quer outras mas não concordo com elas
Por muito dinheiro que exista no orçamento dos estados unidos estamos a falar de um estado de 250 milhoes de pessoas um dos maiores em termos de territorio por muito dinheiro que tenham poderam não o ter para utilização imediata, e pode ser que nem chege para tudo o que é preciso no imediato fazer e ser preciso ir busca lo a outros lados do orçamnto... é preciso fazer abrigos para as pessoas é preciso fazer hospitais de campanha é preciso garantir algum saneamento basico é preciso começar a limpar as ruas de detritos para facilitar a circulação é preciso roupa para as pessoas que não tem mais que o tem vestido, ha tanta coisa para fazer e isso infelizmente custa dinheiro, por muito que as pessoas dêem não é pensar que os donativos de bem materiais cheguem para tudo.... (e dizes foram irresponsaveis e eu concordo mas não adianta chorar sobre leite derramado) vamos por as pessoas a espera que o estado arrange o dinheiro e os bens ?? tal como ja disse neste caso a rapidez é muitissimo importante... e não estamos propriamente a falar de quantias que aumentem em 0.1% o nosso deficit se calhar aumentam 0.0001% , se tanto,não fiz as contas mas tas a vontade...
Dentro de toda a tragedia até as pessaos tem sorte de estar nos estados unidos que tem os recursos que em muitos outros estados faltam como no Irão a uns anos com o terremoto ou no tsunami asiatico em termos de capacidade instalada para rapidamente acudir e começar a reconstruir... mas só podem fazer as coisas até certo ponto.. ninguem pode fazer tudo sozinho... Nunca te vou convençer da minha visão nunca me vais convençer da tua mas pronto apenas queria deixar verbalizada a minha posição...

tal como disse disse no primeiro coment não é agora o tempo para questionar o Iraque... por isso omiti me de comenta lo



Ass. Militante da Raça Humana

ATG disse...

ahm... não não dizem... repara na CNN. Não fala em Cruz Vermelha nenhuma, nem em ONG's...

ATG disse...

Já agora, se são os EUA que exploram o petróleo em imensos territórios no mundo... porque temos nós que dar os que temos que comprar, quando eles não compram, só exploram e vendem? E já agora... as ambulâncias não andam sobre o mar.......

Slash disse...

se não diz nada provavelmente seram os canais depois a redirigir o dinheiro ... Hipotese que ja tinha aberto atras....

As empresas petroliferas que tens razão são na maioria americas (as que mais petroleo exploram) são exactamente isso EMPRESAS e não o ESTADO americano que ao contrario do nosso não tem grande intervenção nas empresas não me consigo lembrar de 1 empresa publica america.... As empresas petroliferas americas não são como a GALP em que o estado tem golden shares e mesmo nesse caso não pode chegar la e mandar Barris para aqui e para ali sem os comprar como qualquer outro estado... Agora vens me perguntar e então e a solidaderiedade de americanos e empresas americanas duvido muito que isso aconteça, uma empresa perder a hipotese de vender barris a 70 dollars e combustivel para os carros militares e ambulancia e carros de bombeiros e policia que andam nestes dias de um lado para o outro a gastar que nem loucos .... NOT HAPPENING .... e dizes mas se os proprios americanos não se ajudam porque tenho eu de o fazer ??... e eu não respondo... apenas digo que quando a mim isso esta mal, mas não me exonera de ajudar o facto de os outros não o fazerem... Se todos se atiram de uma ponte não tenho que o fazer tambem...

Um episodio triste que claramente explica o porque das minhas duvidas... Ontem as 3 da manha na CNN helicoptero Evacua administradores de Hospital Privado em New Orleans (que eram os ultimos lá)... Minutos depois reportagem num Comunity Hospital (Hospital Publico) onde 800 pessoas feridas estavam a precisar de evacuação imediata (tendo morrido 5 a espera até aquela altura) agora digam me que as EMPRESAS PETROLIFERAS os vão ajudar ????

é triste que isso aconteça ..... È muito triste.... Mas cada pessoa tem a sua opinião... A minha é que isso não me limita de quer ajudar as Pessoas ... Não são americanos ou chineses pretos brancos louros ou morenos são pessoas.... e se os seus concidadãos lhes fazem isto será que podemos dar lhes uma Mãozita...



Ass. Militante da Raça Humana