quinta-feira, fevereiro 22, 2007

RAVE contrata ex-director de empresa do mesmo grupo

Mais uma prova em como estamos num país que é utilizado para servir alguns e não todos. A RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade) contratou no final do ano de 2006, o ex-director geral de exploração da REFER (Rede Ferroviária Nacional), Manuel Lopes Marques (MLM), para o cargo de assessor do conselho de administração. MLM deixou o cargo a seu pedido, tendo recebido uma indemnização correspondente aos 35 anos de trabalho na REFER, que perfaz o montante de 210 mil euros!!! Três meses depois de deixar o seu anterior posto, é contratado para o dito cargo, auferindo 5050 euros numa empresa do mesmo grupo.

Perguntamos todos: como é possível? Estamos em Portugal, eis a resposta. O mais curioso nisto tudo, é que existem estatutos de empresas públicas que se dão ao luxo de pagar estes "pequenos abonos", e disponibilizam-se a recontratá-los e a pagar um salário chorudo, e depois apresentam prejuízos, como é o caso das duas empresas públicas em causa: a RAVE fechou o ano de 2005 com 22 mil euros negativos, e a REFER encerrou o ano de 2006 com valores negativos acima dos 160 milhões de euros. Importante não é o que se produz e gerar lucro. Importante é ter gente a ganhar muito bem e a receber indemnizações altíssimas.

9 comentários:

FFC disse...

És um espalha-brasas!
Deverias ter escrito também que "o porta-voz da REFER revelou que já está em curso um inquérito, por parte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, às contratações."
Porquê "contratações" e não contratação, é que já tinha sido divugada na semanad passada uma notícia com um caso semelhante também na mesma E.P.! Isso é que é ainda mais grave, ao menos, ao contrário de outras situações, o governo já está a averiguar o que se passou. Até poderão chegar à conclusão que houve uma demissão da REFER por incompatibilidade com a actual administração... e por isso talvez tenha existido um convite posterior por parte da Administração da RAVE... mas quem sabe... pode ser o factor "C" a funcionar

DSF disse...

Quem paga?

o tuga-médio...

DSF disse...

"Até poderão chegar à conclusão que houve uma demissão da REFER por incompatibilidade com a actual administração... e por isso talvez tenha existido um convite posterior por parte da Administração da RAVE... "

Nem que fosse por um postura de moral pública, estes senhores nunca poderiam voltar a trabalhar na REFER ou em qualquer outro órgão ligado ao Ministério das Obras Públicas.

Não defensamos o indefensável, sim?

FFC disse...

LOL

E que tal uma pena disciplinar? Que tal a expulsão da Administração Pública?
Voltámos ao Estado Novo?

... Como advogados estagiários, devemos sempre moderar a nossa opinião... afinal de contas decorre um inquérito para averiguar da bondade das condutas!

FFC disse...

"existem estatutos de empresas públicas que se dão ao luxo de pagar estes "pequenos abonos", e disponibilizam-se a recontratá-los e a pagar um salário chorudo"

Já agora corrijam-me se estou enganado, mas o regime de contratação das E.P. é regulado pelo direito privado... assim os estatutos nada têm a ver com a relação laboral...

DSF disse...

Estou cá apra ver o resultado do dito inquérito...

Até lá, já se foram alguns milhares de euros provenientes de impostos para pagar aos ditos senhores...

Aguardo com um sorriso nos lábios. é que me apetece fazer, rir bastante, já que o nosso país perdeu toda a crebibilidade. Ao menos podemos todos rir com a palhaçada que impera em Portugal, que este episódio só veio realçar.

FFC disse...

Moderação diogo, não deves ser tão extremista! Obrigado pela compreensão.
Abraço,

Fernando Caetano

ATG disse...

Vocês não são idóneos...

Joana disse...

A indemnização vai ter de ser devolvida. É o que a lei estipula (não me lembro agora do diploma, mas aplica-se a cargos dirigentes, comissões, etc, e sempre que o indivíduo volte a ser contratado dentro dos dois anos seguintes tem de devolver a indemnização). É pena a Comunicação Social não divulgar isto.