domingo, fevereiro 04, 2007

Um Grande Português, um Grande Judeu, ou apenas um Bom Homem?

Aristides de Sousa Mendes está nos 10 maiores portugueses. De facto, ele era português. Mas, será que deveria estar nesta lista? Tudo bem, salvou milhares de judeus, mas isso não o faz um grande português, que muito fez por Portugal! Pelo contrário, esta sua desobediência poderia ter custado muito caro a Portugal na II Guerra Mundial. Felizmente tal não se concretizou. Mas, o que Aristides de Sousa Mendes fez, apesar de ter sido um acto belo e nobre, não pode ser esquecido, apenas porque as coisas não deram para o torto para cerca de 8 ou 9 milhões de portugueses (na altura). Proteger milhares, podia ter custado a vida a milhões. Como tal não aconteceu, hoje fazem dele um herói. Custa compreender em quê! De modo algum defendo o Holocausto (Deus me livre!), mas custa a acreditar que hoje em dia, um acto suicida possa ser visto como um acto heróico... para Portugal! Possivelmente poderia figurar nesta altura como um dos Grandes Judeus de sempre, ou um dos que mais fez pelos Judeus. Mas, por Portugal? Que é que ele fez? Absolutamente nada...
Era um homem cheio de boas intenções, e foi um herói para estrangeiros, mas o seu acto podería ter saído caro a milhões de portugueses!

2 comentários:

Miguel Reis e Silva disse...

Alex, permite-me discordar. Aristides de Sousa Mendes foi um Grande Português. O simples facto de ter desobedecido a um acto injusto,procurando fazer o justo, é motivo de orgulho para qualquer pessoa. Como português, agrada-me pensar que um compatriota meu fez algo em prol da Humanidade ao salvar gente de uma morte certa. Não será isso um contributo para Portugal?

Dizes, no teu post, que este acto poderia ter custado a Portugal 8 ou 9 milhões de vidas. Ok, estás a sugerir que o III Reich ia invadir Portugal. Sabes, Franco (o grande "amigo" de Salazar e "caudillo" de Espanha) acordou com Mussolini a invasão de Portugal por tropas espanholas. Curiosamente, sabes quem impediu isto? Hitler. Este, apesar de ser uma besta, teve o discernimento de perceber que Portugal, por um lado, seria protegido pelos Americanos e Ingleses (sim, a cedência das Lajes teve alguma razão de ser) e, por outro, a invasão de Portugal implicaria uma deslocação no teatro de operações que o III Reich, pura e simplesmente, não poderia suportar. Tenho dúvidas de que isto tenha sido um acto suicida, pelas razões que indiquei.

Por último, Aristides de Sousa Mendes foi um herói e um herói português. Por um lado, ele não é um grande judeu, mas sim um “justo entre as Nações” (penso que é a isso que te referes). Por outro lado, ser um grande português não é necessariamente construir um país, não é necessariamente governar um país, não é necessariamente dar "mundos novos ao mundo". Sousa Mendes foi um grande português porque defendeu 30.000 pessoas de uma morte certa. Foi um grande português porque afrontou claramente, e em consciência, um regime que mais não fez do que ceifar a inteligência e juventude nacionais.

Por isto, Alex, não poderia conceber que Aristides de Sousa Mendes não fosse considerado um grande português.

Sem qualquer outro assunto,

Abraço

Miguel Reis e Silva

Pedro Sá disse...

O (único) fundo de razão da coisa é que de facto ASM nada trouxe a Portugal em termos de reconhecimento internacional, Israel à parte.

E que votar em ASM para melhor português é de um politicamente correcto irritante até às últimas.